segunda-feira, 13 de junho de 2011

Itália: BERLUSCONI RECONHECE DERROTA EM “TODAS AS QUESTÕES” DOS REFERENDOS




I ONLINE, com LUSA

O primeiro-ministro italiano, Sílvio Berlusconi, reconheceu a derrota em "todas as questões" referendadas no domingo e hoje, com os italianos a rejeitarem o regresso à energia nuclear, a liberalização da água e a imunidade judicial de governantes.

"Parece que a vontade dos italianos é muito clara em todas as questões deste voto", declarou o chefe do governo num comunicado oficial.

Segundo os resultados dos referendos, ainda parciais, avançados pelo Ministério do Interior de Itália, uma maioria de votantes, entre 95 e 96 por cento, votaram sim para revogar as leis do governo sobre estas matérias.

Berlusconi diz ainda no comunicado que "o governo e o parlamento têm o dever de aceitar plenamente as respostas dadas nos referendos" sobre o nuclear, a sua própria imunidade judicial - que o impede, e aos seus ministros, de se ausentarem dos tribunais - e a privatização da água na gestão e tarifário.

O chefe do governo italiano reconheceu que "a forte afluência" aos referendos, com uma votação de 57 por cento, superior ao necessário quorum (50 por cento mais um voto), "demonstra uma vontade de participação dos cidadãos nas decisões sobre o futuro do país que não pode ser ignorada".

Há 16 anos que, em Itália, não era atingido um quorum neste tipo de referendos de iniciativa popular.

Centenas de pessoas festejaram hoje, ao final da tarde, em Roma, a mobilização inédita registada nestes referendos promovidos pela oposição, com alguns manifestantes a declararem o resultado como um indicador “da maior responsabilidade do povo italiano".

A manifestação, que se centralizou na Piazza della Bocca della Verità, perto do Capitólio, surgiu na sequência de um apelo de várias associações, partidos políticos e sindicatos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana