segunda-feira, 13 de junho de 2011

Timor Leste: A FARSA OFICIAL DO 11 DE FEVEREIRO CONTINUA




BEATRIZ GAMBOA* - reposição

RAMOS HORTA, EM CONSCIÊNCIA, NÃO PODE PERDOAR AO ATIRADOR QUE O FERIU GRAVEMENTE PORQUE NÃO FOI IDENTIFICADO, NÃO FOI JULGADO, NÃO FOI CONDENADO, NÃO FOI MARCELO CAETANO – COMO RECONHECEU O TRIBUNAL DE RECURSO.

Podemos ler no Sydney Morning Herald de ontem (25-8), assim como noutras publicações australianas e, por arrasto, timorenses, um trabalho do jornalista Lindsay Murdoch sobre o perdão do presidente timorense aos alegados 23 rebeldes envolvidos nos ataques de 11 de Fevereiro de 2008. Com toda a propriedade devemos classificar o texto como mais um artigo que induz em erro os leitores. Poderá não ser intencional mas o que é facto é que Murdoch veicula a versão oficial sobre o 11 de Fevereiro de 2008 e não como deve fazer um jornalista isento, investigativo, que pretenda informar e formar baseando-se em factos que devia ter recolhido nos que estão constantes no processo judicial.

Murdoch não é o primeiro jornalista a abordar os acontecimentos do 11 de Fevereiro de 2008 sem os devidos cuidados, aliás, são imensos os exemplos de órgãos de comunicação social que optam por veicular a versão que interessa aos verdadeiros responsáveis dos acontecimentos de 11 de Fevereiro, alegadas vítimas, em vez de se basearem na realidade do ocorrido. Em vez de aquilatar sobre as mentiras declaradas por Ramos Horta, Xanana Gusmão e outros, que foram absolutamente detectáveis e constam do processo, demonstrando que tudo não passou de uma farsa para encobrir os responsáveis do que ocorreu na manhã de 11 de Fevereiro.

O presidente Ramos Horta não tem de conceder perdão a quem está recluso indevidamente, fruto de uma farsa de que também ele tem responsabilidades. Porque tem a consciência pesada por ter acusado inocentes deve dizê-lo e não pretender prosseguir com a farsa que já vem desde a manhã de 11 de Fevereiro.

Foi provado que não foi Marcelo Caetano quem disparou contra Ramos Horta, apesar de o PR ter mentido por necessidade de ter de encontrar um bode expiatório que sustentasse toda a farsa. Tanto assim foi que Horta nem compareceu no Estabelecimento Prisional de Bécora aquando da sessão de reconhecimento do atirador encapuçado. Somente o seu guarda-costas daquela manhã de 11 de Fevereiro compareceu em Becora perante o juiz e restante pessoal judicial a fim de fazer o reconhecimento e concluiu que era impossível reconhecer o atirador (Marcelo ou outro) com o capuz. Assim consta no processo. Demonstrando a mentira do presidente Ramos Horta. Como podem jornalistas afirmar que Horta perdoa ao homem que atirou sobre ele? Nem os jornalistas nem ninguém. Assim podem constatar no processo do 11 de Fevereiro de 2008.

O Tribunal de Recurso, ao avaliar o processo, limitou-se a condenar Marcelo Caetano por razões de manter a farsa alegando coisas várias mas nunca que ele foi o atirador que feriu gravemente o PR.

Também ficou esclarecido que não foi o grupo de Gastão Salsinha que atirou sobre a viatura de Gusmão, em Balibar, como aquele e seus parceiros alegaram. Com base em somente estas duas simples conclusões do Tribunal de Recurso é possível inferir que existem motivos bastantes para nos apercebermos da farsa que foi montada a fim de encobrir os verdadeiros responsáveis. Outras existem e talvez andem por aí à disposição da vontade e capacidade de bons profissionais da comunicação social, se quiserem e souberem fazer o trabalho investigativo que lhes permita cumprirem as suas reais e importantes funções: formar e informar.

Em devido tempo este tema, o 11 de Fevereiro de 2008, voltará a ser abordado por nós com novos dados e sustentado em mais documentação – áudio, inclusive.


1 comentário:

Anónimo disse...

Dona Beatriz Gamboa,

Voçê como pessoa inteligente, compreende que Timor Leste e o seu povo, precisam de paz para o seu desenvolvimento. Os acontecimentos de 11 de Fevereiro, foi mais um marco negro na história deste país, que lhe garanto, nenhum Timorense se orgulha do que se passou, para quê estar sp a falar do mesmo??
O que TL precisa é de reabilitar as estradas, construir portos, educar o seu povo, ter melhores cuidados de saude e seguir em frente. E não lutas politicas que não levam a lado nenhum.
Já chega, basta!!!

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana