segunda-feira, 13 de junho de 2011

Portugal: MÁRIO SOARES DIZ QUE “O PS TEM DE MUDAR”




PORTUGAL DIGITAL

Saída de José Sócrates foi elogiada por Soares porque "dá a possibilidade de haver uma renovação dentro do Partido Socialista".

Lisboa - Mário Soares, um dos fundadores do Partido Socialista (PS) português, considera que "o PS tem de mudar" e que o partido, "para rapidamente poder voltar a ter a posição no mundo político e no Estado que merece, precisa de fazer uma grande separação de águas".

Em entrevista ao jornal "i" e ao novo canal televisivo Q, Mário Soares elogiou a forma como José Sócrates abandonou, no último domingo, a liderança socialista. "Podia-se não ter retirado, porque foi eleito por 93%. Eu perdi algumas eleições e não me retirei de secretário-geral do Partido Socialista. Não era obrigatório, ninguém lhe pediu para fazer. Mas ele fez e isso foi um acto que eu aplaudo", comentou Mário Soares.

O antigo presidente português acredita que o facto de Sócrates ter escolhido afastar-se da vida política "é muito bom porque dá a possibilidade de haver uma renovação dentro do Partido Socialista".

Na entrevista Mário Soares diz estar convencido de que "daqui a seis meses, ou talvez um ano, as pessoas começam a dizer que Sócrates afinal não era assim tão mau".

Quanto ao novo governo liderado pelo Partido Social Democrata (PSD), Soares diz que "é possível" que o Executivo dure até ao fim da legislatura (2015). "Mas vai ter problemas muitíssimo difíceis. Em primeiro lugar, o entendimento entre os dois partidos que vão constituir o governo [PSD e CDS-PP] não vai ser fácil", observou Mário Soares.

Sem comentários:

Mais lidas da semana