sábado, 5 de maio de 2012

CPLP assume desacordo com posição da Comunidade da África Ocidental



PCR/HB - Lusa

Lisboa, 05 mai (Lusa) - O presidente do conselho de ministros da CPLP, o angolano Georges Chicoti, disse hoje em Lisboa que a organização lusófona não alinha com a posição da Comunidade da África Ocidental sobre a crise na Guiné-Bissau.

"Não alinhamos nessa posição, porque ela fere alguns pontos principais ou fundamentais", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola, que detém a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a propósito da posição definida na quinta-feira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) de aceitar a escolha no parlamento do Presidente guineense para um período de transição de um ano.

"Não é a nossa solução", insistiu Georges Chicoti, no final de uma reunião dos chefes da diplomacia da CPLP em Lisboa, porque "não reúne os consensos até aqui estabelecidos".

"A CEDEAO no seu comunicado de 17 de abril reitera o princípio da tolerância zero contra o golpe de estado (realizado na Guiné-Bissau a 12 de abril). Cremos que esses princípios, para nós ao nível da CPLP, continuam a ser válidos", afirmou o ministro angolano.

"Reconhecemos que houve a libertação do Presidente interino e do primeiro-ministro, mas essas entidades devem ter a sua liberdade", disse ainda Chicoti, acerca da situação de Raimundo Pereira e Carlos Gomes Júnior, que foram detidos e depois libertados pelos militares golpistas mas que permanecem fora do país.

Na quinta-feira, em Dacar, Senegal, a CEDEAO, que antes tinha exigido o regresso à Presidência da República de Raimundo Pereira, preso pelos militares a 12 de abril e posto em liberdade na semana passada, mudou de discurso e aceita que o Presidente de um período de transição seja escolhido pela Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau.

2 comentários:

Antº Rosinha disse...

A Guiné Bissau escapou de em 1998, talvez desta vez ainda sobreviva, mas para a próxima vai desaparecer a fronteira geográfica a norte.

Anónimo disse...

REFÉNS DA CEDEAO:

1 ) A CEDEAO deve livrar Raimundo Pereira e Carlos Gomes Júnior de Abidjan, não os tem que manter reféns!

2 ) Eles devem escolher onde ficar, pronunciarem-se a propósito e nada lhes tem de ser imposto!

3 )Por que não fizeram o mesmo no caso do Mali com o deposto Presidente ATT, que terá escolhido ficar em Dakar?

4 )Por que a CPLP não se pronunciou àcerca disso?

Martinho Júnior.

Luanda.

Mais lidas da semana