quinta-feira, 14 de junho de 2012

Angola: CNE lança campanha de educação cívica para eleições gerais de agosto



EL - Lusa

Luanda, 14 jun (Lusa) - A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) angolana lançou hoje em Luanda uma campanha de educação cívica em todo o país, para as eleições gerais de 31 de agosto, que vai envolver 3.500 pessoas, anunciou o presidente daquele órgão.

André Silva Neto, empossado na terça-feira no cargo, disse na cerimónia de lançamento da iniciativa que o objetivo é informar os eleitores sobre os direitos e deveres, designadamente todos os aspetos relacionados com o escrutínio.

Até agora, apenas dois partidos (Socialista Angolano e Republicano de Angola) e uma coligação (Convergência Ampla de Salvação de Angola) depositaram no Tribunal Constitucional os processos relativos às candidaturas pelo círculo nacional, que elege 130 deputados, e pelos 18 círculos provinciais, de onde sairão os restantes 90 parlamentares (cinco por cada província).

O prazo termina no próximo dia 19 e a UNITA, maior partido da oposição, já anunciou que a entrega do seu processo será formalizada sexta-feira.

O MPLA, partido no poder desde a independência, em 1975, e que nas anteriores eleições, em 2008, totalizou 81 por cento dos votos expressos, deverá fazê-lo nos últimos dias do prazo legal.

Na quarta-feira, o Comité Central do MPLA divulgou que os dois primeiros nomes da sua lista concorrente pelo Círculo Nacional serão o atual Presidente da República e líder do partido, José Eduardo dos Santos, e Manuel Vicente, antigo homem forte da petrolífera angolana Sonangol e empossado ministro de Estado e da Coordenação Económica em fevereiro passado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana