quinta-feira, 14 de junho de 2012

“GRAUS IMPRESSIONANTES DE OURO” ENCONTRADOS NO ALENTEJO



Agência Financeira

Empresa canadiana Colt Resources confirma descoberta no concelho de Évora

A empresa canadiana Colt Resources, que desenvolve prospeções de ouro no Alentejo, revelou esta quinta-feira que os resultados das perfurações na Boa-Fé, no concelho de Évora, evidenciam «graus impressionantes» daquele metal precioso, «perto da superfície».

Em comunicado enviado à Agência Lusa, e já divulgado no Canadá, a empresa anuncia já ter recebido os resultados analíticos finais correspondentes a amostras das sete sondas de perfuração instaladas naquela zona alentejana.

A Colt Resources, através de uma joint-venture com a Iberian Resources, assinou com o Governo português um acordo para a concessão experimental de ouro nas freguesias de Santiago do Escoural (Montemor-o-Novo) e de Nossa Senhora da Boa-Fé (Évora).

Já em maio, o Chief Executive Officer (CEO) da Colt Resources, Nikolas Perrault, tinha realçado à Lusa que as perfurações na Boa-Fé estavam a detetar «mineralizações de alto teor» de ouro, admitindo que a extração industrial poderá vir a arrancar em 2014.

«Estes dados serão incluídos na estimativa inicial de recursos do projeto, que deverá ficar concluída até final do mês», referiu.

O CEO da Colt adianta ainda que, devido à «confiança» da empresa no «potencial regional» de ouro, foi iniciada «a campanha de exploração alargada na concessão de Montemor-o-Novo», que possui um total de 47 quilómetros quadrados e integra a licença na zona da Boa-Fé.

Os «resultados iniciais» desta campanha na serra de Monfurado, que vai incorporar dados geofísicos recebidos recentemente pela empresa, «têm sido positivos», destacou o responsável.

Os trabalhos, assegurou, vão prosseguir com a realização de perfurações mais profundas para «testar a extensão de depósitos [minerais de ouro] conhecidos».

Além disso, a empresa garante, no comunicado, que vai continuar com a «fase avançada» da sua «campanha de exploração» na Boa-Fé, com várias perfurações.

O acordo com o Governo português, para a concessão experimental de ouro nas duas freguesias alentejanas, foi assinado em novembro passado, num investimento previsto de três milhões de euros, durante três anos.

A perfuração na Boa-Fé está a decorrer «desde dezembro», disse à Lusa Nikolas Perrault, frisando que o projeto «tem vindo a exceder as expetativas» e que a empresa está «cada vez mais confiante» de que «é viável» a exploração industrial de ouro no Alentejo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana