quinta-feira, 14 de junho de 2012

OS EUA ASSISTEM AO DESMORONAR DA UE



USA Today - Presseurop

“Na Europa, o descontrolo económico apela à unidade,” é o título do USA Todayde hoje, que dedica uma vasta reportagem à crescente divisão entre “Estados da UE com menos dificuldades” e os seus vizinhos mais pobres.

O futuro dos tristes gregos, dos infelizes irlandeses que estão a imigrar em massa, e dos “milhares de desempregados espanhóis”, que poderão em breve ser “sem-abrigo”, deixa este jornal diário intrigado. E durante quanto tempo poderão eles contar ser resgatados por alemães “furiosos” e Finlandeses Verdadeiros, o partido populista finlandês?

Como Herman Van Rompuy referiu, a Europa chegou a um ponto em que não consegue continuar a financiar a seu modelo social. Pior ainda, os seus problemas financeiros podem conduzir a um efeito de dominó em que “os bancos gregos vão à falência, em seguida os bancos franceses vão à falência, em seguida os bancos americanos vão à falência” – uma visão pessimista partilhada pelo Washington Post, que realça que, até agora, o adiamento do problema tem sido a única resposta a estes problemas. No entanto o jornal avisa que “o dia em que a Europa terá que fazer contas à sua crise financeira, está a chegar.” Os governos europeus “têm que encontrar rapidamente uma plataforma de entendimento sob pena de Merkel e Sarkozy ficarem para a história como os líderes que levaram a Europa e o mundo ao limiar do desastre económico – e um passo além.”

Sem comentários:

Mais lidas da semana