segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Lere Anan Timor: "Alguns timorenses querem prolongar a missão da ONU"

 


TVTL - Sexta-feira, 07 de setembro de 2012 - Tradução de TIMOR HAU NIAN DOBEN
 
O major-general, Lere Anan Timor, apelou a todos os jovens timorenses para cooperarem com as F-FDTL para assegurar a paz e a estabilidade do país.
 
O major-general Lere Anan Timor disse que, neste momento já não há guerra em Timor, por este motivo eu apelo a todas as pessoas para se prepararem como deve de ser, para contribuírem para o desenvolvimento de todos os setores, porque o mandato da ONU está prestes a terminar.
 
"Quando não há guerra, nós vamos fazer outro trabalho, por exemplo, apoiar a nossa a comunidade e fazer outros trabalhos, mas a Força (exército) continua a preparar-se para a guerra de acordo com as regras. Neste momento em algumas das nossas comunidades, alguns dos nossos jovens que mataram um membro das F-FDTL, penso que nós temos de compreender, porque quer queiram quer não, no futuro eles é que vão ser o luto da nação, porque vai chegar o momento em que nós vamos sair, por este motivo é que eu peço para compreenderem. Mas às vezes estas situações surgem, porque os autores intelectuais é que as provocam, também se provocarem 100 vezes, nós estamos aqui, nós aceitamos sofrer, nós aceitamos morrer mas os timorenses têm de aceitar que Timor é nosso, nós queremos a estabilidade de Timor. Por exemplo, o caso que ocorreu há pouco tempo, eles tinham planos para matar a Força, eles tinham mesmo planos, mas naquele momento eles não conseguiram matar por causa da intervenção da Polícia Militar, eles eram para matar dois ou três naquele momento. A questão que nós temos de ver é que, primeiro, a missão da ONU está prestes a terminar em Timor-Leste e por isso alguns querem alongar a missão da ONU, para eles poderem ter as vantagens económicas das Nações Unidas. As Nações Unidas investiram muito dinheiro em Timor, arrendaram casas, hotéis e outras coisas mais, quando eles saírem, eles vão ter de deixar as casas alugadas, estas coisas todas é que são o problema, mas a nossa palavra final é, " Vida ou morte, Independência", declarou Lere".
 
Por este motivo Lere Anan Timor apelou a todos os timorenses, para darem as mãos para que deste modo se possa consolidar a paz e a estabilidade no país.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana