sexta-feira, 14 de outubro de 2011

APELO À ACÇÃO NÃO VIOLENTA PARA EVITAR EXPULSÃO DE WALL STREET





Os manifestantes anti-Wall Street convocaram quinta-feira uma concentração de "urgência" para as 06.00 (11 horas em Portugal) desta sexta-feira no sentido de evitar a expulsão da praça que ocupam desde 17 de Setembro no bairro financeiro de Nova Iorque.

Os responsáveis pela Praça Zuccotti afirmaram na quinta-feira que iam limpar aquela área durante todo o dia de sexta-feira e pediram para que tudo o que lá está fosse retirado, noticia a AFP.

Em resposta, os indignados de Wall Street lançaram no seu sítio na internet um "apelo urgente à acção" para evitar o encerramento forçado do acampamento instalado na referida praça.

"Vamos concentrar-nos às 06:00 de sexta-feira para uma oposição não violenta à expulsão", escreve o movimento.

Na mensagem refere-se que o presidente da Câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg, esclareceu que a praça seria reaberta depois das operações de limpeza, mas os manifestantes deverão respeitar os regulamentos que impedem a utilização no local de sacos cama, lonas e tendas.

Em Washington, o antigo vice-presidente norte-americano Al Gore, figura de destaque na luta contra o aquecimento climático, manifestou hoje o seu apoio ao movimento dos anti-Wall Street, considerando que era "o primeiro passo" para tratar uma democracia em crise.

"Desde a economia aos problemas climáticos, os nossos dirigentes recorrem a soluções que não resolvem os nossos problemas. Pelo contrário, propõem políticas mal sucedidas", escreveu Al Gore no seu blogue na Internet.

Para Al Gore, com uma democracia em crise, um verdadeiro movimento vindo das bases, marca o primeiro passo na direção certa.

"Podem contar comigo entre aqueles que apoiam o movimento" de ocupação de Wall Street, escreve o vice-presidente de Bill Clinton (1993-2001).

Sem comentários:

Mais lidas da semana