segunda-feira, 20 de agosto de 2012

"Ricardo morreu porque elementos da PNTL bateram, esmurraram e pontapearam"




TVTL - Sexta-feira 17 de agosto de 2012 - Tradução de TIMOR RAI MURAK

A família do falecido Ricardo Amaral lamentou a atitude dos elementos da " task force" da esquadra de Becora, que torturaram a população da área de Mota Ulun, no dia 16 de julho e como resultado a vitima Ricardo Amaral sofreu de uma doença e morreu.

Esta lamentação foi feita pelos familiares do falecido Salvador Amaral na Aldeia Terminal Becora, no suco de Kamea, este foi o resultado da conferência do partido CNRT no mês passado.

A polícia prendeu a vítima Ricardo porque desconfiou que ele estava a atirar pedras aos carros à toa e depois levou-o para a esquadra de Becora, bateram-lhe, esmurraram-lhe e pontapearam-lhe, a vítima ficou doente e acabou por morrer no dia 16 de agosto de madrugada.

Por outro lado, quando confirmamos com o comandante da polícia do distrito de Díli, superintendente-chefe Pedro Belo, ele disse que naquele momento a PNTL estava a fazer uma grande operação e sendo assim para saber a causa da morte da vítima, tem de se fazer um processo de investigação e uma autópsia.

"Naquele momento estava-se a realizar uma grande operação, não era uma operação pequena e naquele momento também, para os lados de Kamea houve um problema, a estrada foi cortada, queimaram rodas, apedrejaram as pessoas, apedrejaram os nossos agentes da polícia, apedrejaram a patrulha que ia e vinha, muitas pessoas foram feridas naquele local, mas para sabermos de verdade este acontecimento que me estão a contar, para mim eu não concordo, porque na verdade a pessoa que é vitima tem de seguir um processo, nós sabemos que o CNRT realizou a conferência no dia 15, agora que dia é hoje? Agora, no dia 17 de agosto é que as pessoas vêm dizer que este foi vítima, isto não é justo, se naquele momento ele foi mesmo uma vítima, porque é que naquele momento ele não apresentou queixa para se poder fazer uma investigação e seguir o processo, agora depois de um mês ter passado, de repente aparecem e dizem que a polícia bateu, pontapeou, eu penso que isto precisa de se ver bem, não vá ele ter uma doença e esta ser a razão da sua morte. Nós não podemos dizer que foi porque a polícia bateu, precisa-se de se saber através de uma autópsia e de uma investigação a causa (da morte), se bateram então quem é que bateu mesmo, então precisa-se de saber", disse Pedro Belo.

O comandante da PNTL do distrito de Díli sublinhou que, a função da polícia é de garantir a segurança e a paz entre a população de acordo com a lei e ordem consagradas na Constituição da Republica.

*Em relação ao original existe uma ligeira alteração do título feita por PG

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Antonio Verissimo,

Em Timor Leste, na Casa Europa existe um Argentino que se faz passar por ladrao Galego. Esse Senhor Chefe da Cooperaçao Espanhola (AECID), ja conseguiu fazer desaparecer 12 milhoes de Dolares, para o bolso dos proprios Espanhois.
Basta de roubarem e acusarem os Timorenses de corruptos, os Timorenses so tem ficado com as migalhas.
Este tipo de Cooperaçao Espanhola, nao faz falta a Timor Leste.
De Espanha nem Bom Vento , Nem Bom Casamento.

Beijinhos da Querida Lucrecia

Anónimo disse...

“Basta de roubarem e acusarem os Timorenses de corruptos, os Timorenses so tem ficado com as migalhas.”

Querida, é das migalhas que as pessoas enriquecem. Como diz o ditado, grão a grão, a galinha enche o papo. Nem que seja migalha, o dinheiro é do povo timorense, por isso os ministros não podem e nunca devem gamar. Que o argentino rouba a quem quiser, desde que esse dinheiro não é do povo Maubere.

Mais lidas da semana