quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Brasil e Portugal foram os maiores investidores estrangeiros este ano em Moçambique

 

PMA – VM - Lusa
 
Maputo, 07 nov (Lusa) - O Brasil, com projetos de investimentos de mais de 605 milhões de euros, e Portugal, com cerca de 121 milhões de euros, são os dois maiores investidores estrangeiros em Moçambique este ano, indica um balanço do Governo.
 
O balanço, coligido pelo Ministério da Planificação e Desenvolvimento com base em dados do Centro de Promoção de Investimentos de Moçambique (CPI) e do Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA), indica que, de janeiro a outubro deste ano, o Governo moçambicano aprovou 264 projetos de investimentos externos e internos, orçados em mais de 2,1 mil milhões de euros.
 
O avultado investimento brasileiro foi influenciado pela participação da mineira Vale no projeto do Corredor Logístico Integrado de Nacala (CLIN), orçado em 773 milhões de dólares.
 
Portugal cotou-se como o segundo maior investidor estrangeiro, principalmente através de participações no Banco Nacional de Investimento (BNI), Marinvest Majumbo, um projeto turístico, e Moviflor-Móveis, do setor mobiliário, avaliados em cerca de 121 milhões de euros.
 
A África do Sul, com mais de 79 milhões de euros de projetos de investimentos, está em terceiro lugar no grupo dos principais investidores estrangeiros em Moçambique, aponta o Ministério da Planificação e Desenvolvimento.
 
Os projetos de investimentos aprovados de janeiro a outubro deste ano tem potencial para a criação de 21 mil postos de trabalho, refere ainda o Ministério da Planificação e Desenvolvimento.
 
Em termos de distribuição geográfica, o norte do país recebeu o maior volume de investimentos, com 47,50 por cento, seguido do sul, 35,95 por cento, e centro, 16,55 por cento.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana