sexta-feira, 23 de novembro de 2012

GOVERNO DE MOÇAMBIQUE NOMEIA COMISSÃO PARA DIALOGAR COM RENAMO

 


LAS – PMC - Lusa
 
Maputo, 23 nov (Lusa) - O governo de Moçambique nomeou uma comissão para dialogar com a Renamo, na sequência das queixas do maior partido da oposição de que os acordos de paz assinados em 1992 não são cumpridos, anunciou o conselho de ministros.
 
Numa reunião extraordinária realizada na quinta-feira, o conselho de ministros decidiu aceitar o pedido de audiência da Renamo, nomeando uma comissão chefiada pelo ministro da Agricultura, José Pacheco, e que inclui, entre outros, os vice-ministros da Função Pública e das Pescas, respetivamente, Abdurremane Lino de Almeida e Gabriel Muthisse.
 
A delegação da Renamo é composta por Manuel Bissopo, Eduardo Namburete, Meque Brás e Abdul Magid Ibraimo.
 
A Renamo exigir falar com o Presidente da República ou com representantes seniores do governo para se debruçaram em torno do Acordo Geral de Paz (AGP), assinado em 1992, que, alegadamente, não está a ser respeitado.
 
O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, retirou-se da sua residência, em Nampula, norte de Moçambique, para uma antiga base do movimento na serra da Gorongosa, centro, exigindo que o Presidente da República, Armando Guebuza, ali se desloque.
 
Mas o governo apenas está disponível para se encontrar com a Renamo em Maputo, disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e porta-voz do conselho de ministros, Henrique Banze, sem indicar a data do encontro.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana