sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Portugal: Relvas, Nuno Santos e administração da RTP chamados ao parlamento

 
E o inquérito á atuação da PSP, aos seus responsáveis?
Márcia Oliveira – Jornal i
 
Oposição faz cerco ao governo. Bloco diz estar perante eventuais atropelos à lei e PS critica “bagunça total”
 
O presidente do conselho de administração da RTP, o director de informação demissionário, Nuno Santos, e ainda o ministro Miguel Relvas serão chamados à Assembleia da República. O requerimento foi entregue ontem pelo Bloco de Esquerda, que quer ouvir as partes envolvidas no caso das imagens da RTP supostamente cedidas à PSP.
 
Considerando estar perante “suspeitas de atropelos ao estatuto dos jornalistas”, os deputados bloquistas exigem explicações sobre um alegado comportamento ilegal, dado que a polícia poderá ter agido sem mandado judicial. “Em causa está a eventual cedência ao governo ou a forças policiais, ou a visualização por pessoas estranhas à RTP, de imagens captadas pelas diversas câmaras envolvidas na cobertura das actividades relativas à manifestação e à greve geral de 14 de Novembro, sem que tenha existido qualquer mandado judicial para o efeito”, lê-se numa nota enviada à comunicação social.
 
O Partido Socialista anunciou também estar a ponderar um pedido de audição parlamentar da administração da RTP e da direcção de informação demissionária da televisão pública. Manuel Seabra, coordenador do PS na comissão de Ética, diz que não se pronuncia sobre o caso, mas considera haver desorientação na RTP. O socialista argumenta que o que “está instalado na relação do governo com a empresa pública é a desorientação geral, a bagunça total”.
 
A deputada dos Verdes Heloísa Apolónia decidiu por outro lado pedir esclarecimentos através de perguntas dirigidas ao ministro Miguel Relvas – com a tutela da comunicação social – e ao ministro Miguel Macedo, responsável pela Administração Interna.
 
A Miguel Relvas, Os Verdes perguntam: “Confirma-se que foi solicitada à RTP a disponibilização das imagens referidas para serem visionadas por elementos da PSP?”Já a Miguel Macedo o PEV pergunta se a PSP “ou respectiva tutela” pediu a disponibilização de imagens à RTP da concentração em frente à Assembleia da República de 14 de Novembro.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana