sexta-feira, 23 de novembro de 2012

REUNIÃO DO PARLAMENTO DA GUINÉ-BISSAU SUSPENSA POR FALTA DE CONSENSO

 

MB – JMR - Lusa
 
Bissau, 22 nov (Lusa) - O presidente do Parlamento da Guiné-Bissau, Ibraima Sory Djaló, suspendeu hoje uma sessão plenária depois de o partido maioritário pedir para concertar posições entre deputados e a direção do partido.
 
A sessão foi suspensa cerca de quatro horas depois de ter começado quando os deputados do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde) não regressaram à sala do hemiciclo.
 
"Vamos suspender a sessão até amanhã (sexta-feira) de manhã, porque o PAIGC ainda está em concertação", disse Sory Djaló. Já na quarta-feira a sessão também tinha sido suspensa.
 
Fontes parlamentares indicaram à agência Lusa que o que se verifica é uma "divisão de opiniões" entre os deputados do PAIGC, principal força política no Parlamento, quanto aos nomes de deputados que vão ocupar lugares na presidência do órgão.
 
Após vários meses de impasse, com o PAIGC a exigir que Sory Djaló deixasse o lugar de presidente do Parlamento, no início desta semana o líder do grupo parlamentar do maior partido, Rui Diã de Sousa, anunciou que havia entendimentos para o preenchimento de vagas na presidência do Parlamento.
 
Fontes do PAIGC indicaram à Lusa que o partido havia decidido deixar Sory Djaló na presidência do Parlamento e avançar com os nomes de Augusto Olivais e Isabel Buscardine para os cargos de primeiro e segundo vice-presidentes, respetivamente.
 
Logo no início da sessão de hoje Rui Diã de Sousa apresentou uma proposta na qual avançava com os dois nomes mas para a presidência e vice-presidência do Parlamento (e não de primeiro e segundo vice-presidentes).
 
A esta proposta Sory Djaló respondeu que nem sequer seria analisada no Parlamento e logo de seguida o líder do grupo parlamentar do PAIGC pediu uma concertação entre os seus deputados e a direção do partido.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana