sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Portugal: TVI E SIC RECUSARAM PEDIDOS DE IMAGENS DA PSP

 


Maria Lopes – Público – foto Reuters
 
A PSP pediu imagens dos confrontos de dia 14 junto ao Parlamento também à SIC e à TVI mas ambas recusaram.
 
O pedido da PSP foi enviado à SIC na passada sexta-feira: a polícia solicitava, genericamente, o acesso às imagens dos confrontos, confirmou ao PÚBLICO o director da SIC Notícias, António José Teixeira.
 
A estação do grupo Impresa recusou o pedido argumentando que as imagens de que dispunha eram as que foram editadas e emitidas. António José Teixeira conta que não é a primeira vez que a PSP faz pedidos deste género, que têm resposta igual a esta.
 
Hoje foi a vez de a TVI receber igual pedido, mas mais específico. A mensagem de correio electrónico enviada pelo gabinete de comunicação da PSP solicitava que fossem facultadas as imagens recolhidas junto ao Parlamento, noticiou esta noite a estação no seu Jornal da Noite.
 
Esta mensagem era um reenvio de um pedido original assinado pelo comissário João Pestana, a que foram acrescentados pormenores. Assim, pedia-se especificamente que fossem imagens “de preferência não editadas” para “usar como meio de prova dos actos classificados como crime”. Porém, acrescenta a TVI, a PSP não especifica os crimes.
 
A direcção de Informação da TVI respondeu que só cede imagens do domínio público, ou seja, que tenham sido emitidas pelas suas estações. “Qualquer outra imagem não editada é considerada material de trabalho dos jornalistas, está abrangida por sigilo profissional e a TVI não as divulga”, argumenta, acrescentando que “as imagens são captadas em contexto jornalístico e só devem ser utilizadas para trabalho jornalístico”.
 
Relacionado em Público
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana