sexta-feira, 22 de março de 2013

COMANDANTE ADJUNTO DO AFRICOM EM ANGOLA PARA REFORÇO DA COOPERAÇÃO MILITAR




NME – VM - Lusa

Luanda, 22 mar (Lusa) - O comandante adjunto do AFRICOM, Cristopher Dell, vai hoje encontrar-se com o ministro da Defesa angolano, Cândido Van-Dúnem, para identificar possíveis áreas de reforço da cooperação militar com Angola.

Christopher Dell, que se encontra desde a noite de quinta-feira em Luanda, tem ainda hoje encontros previstos com o ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chicoti, e com o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas angolanas, Sachipendo Nunda.

À sua chegada, Christopher Dell disse, em declarações à imprensa, que nos encontros com as autoridades angolanas vai "procurar intensificar as relações neste domínio".

Segundo o programa da visita, a parte da manhã está reservada à cerimónia de entrega das cartas credenciais do adido militar da embaixada norte-americana em Angola ao ministro da Defesa angolano, seguindo-se um encontro privado entre Christopher Dell e Cândido Van-Dúnem.

Esta visita, segundo um comunicado de imprensa da embaixada norte-americana em Angola, insere-se nas comemorações dos 20 anos de relações diplomáticas entre os dois países e tem também como objetivo abordar a segurança marítima regional e internacional, bem como os caminhos a seguir para uma cooperação cada vez mais estreita.

O comandante adjunto do AFRICOM vai igualmente reiterar às autoridades angolanas o importante papel crescente de Angola na Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e na Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Nas suas declarações à imprensa, Christopher Dell sublinhou o "papel crucial" que Angola joga na busca de uma solução para a crise na região dos Grandes Lagos, manifestando a disponibilidade dos EUA em encontrar soluções para resolver o problema.

Esta é a primeira visita que o comandante adjunto do Comando norte-americano para África, um dos seis comandos geográficos dos Estados Unidos da América na estrutura unificada do Departamento de Defesa, realiza a Angola, desde que assumiu funções em setembro do ano passado.

Christopher Dell, que já foi embaixador dos EUA em Angola, é responsável pelas atividades civis-militares do AFRICOM e é nesta qualidade que lidera programas da instituição relacionados com as operações de saúde, assistência humanitária e ações de desminagem, respostas às calamidades, reforma do setor de segurança e de apoio à paz.

O Departamento de Defesa dos EUA, através do Gabinete do adido militar em Angola e do Gabinete de Segurança e Cooperação, investe anualmente cerca de 1,7 milhões de dólares (1,3 milhões de euros) em programas para o ensino da língua inglesa, educação militar profissional, na luta contra o HIV/SIDA e em assistência humanitária.

Sem comentários:

Mais lidas da semana