quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Cimeira da CPLP em Díli só depois do Mundial de Futebol do Brasil -- MNE timorense

 


Díli, 24 out (Lusa) - O chefe da diplomacia de Timor-Leste, José Luís Guterres, disse hoje que a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em Díli só vai realizar-se depois do mundial de futebol no Brasil, em 2014.
 
Timor-Leste vai assumir pela primeira vez a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2014 durante a cimeira dos chefes de Estado e de Governo, que se realiza de dois em dois anos e sempre no mês de julho.
 
O mundial de futebol do Brasil vai realizar-se entre 12 de junho e 13 de julho de 2014.
 
"Todos nós somos amantes de futebol e vai decorrer no Brasil e alguns de nós estaremos lá presentes e tivemos oportunidade de falar um pouco em Nova Iorque com o ministro do Brasil, Moçambique, Portugal e outros. Há um certo consenso de que não faria sentido fazer uma cimeira durante o Mundial", afirmou à agência Lusa José Luís Guterres.
 
"Faz sentido nós não realizarmos a cimeira durante o campeonato de futebol. O bom senso diz-me que temos de encontrar uma data posterior que seja aceitável para todos e pela nossa parte queremos é que os mais altos dignitários estejam presentes em Timor-Leste, porque também queremos homenagear os países irmãos que nos apoiaram muitos anos", disse.
 
Questionado pela agência Lusa sobre se vai ser escolhido outro mês para a realização da cimeira, José Luís Guterres disse que "talvez", mas que dependia da agenda dos chefes de Estado e de Governo.
 
"O nosso embaixador em Lisboa está em contactos para ver qual será a melhor data", acrescentou.
 
MSE // VM - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana