quinta-feira, 24 de outubro de 2013

DEMOCRACIA SOB AMEAÇA NA UNIÃO EUROPEIA

 


A FICÇÃO ORÇAMENTAL EM PORTUGAL

O exercício de ficção orçamental foi finalmente ao parlamento. Num jogo de enganos, tanto o governo como a troika fingem acreditar que haverá crescimento positivo em 2014, que o défice ficará só pelos 4%, que a nova punção fiscal não terá efeitos recessivos, que os pensionistas podem aguentar cortes sucessivos e cumulativos nas pensões, etc. Só falta uma criança para dizer "O rei vai nú!".

Este é um governo de traição nacional, um governo anti-povo, de gauleiters ao serviço de potências estrangeiras. O seu derrube é imperioso. A democracia está sob ameaça em Portugal.

ALEMANHA EXPORTA BANCARROTA E DESEMPREGO

"Mas um grande país [a Alemanha] com um enorme excedente estrutural de transacções correntes não exporta apenas produtos. Exporta também bancarrota e desemprego, particularmente se o fluxo de capital correspondente consiste em dívida a curto prazo". Quem o diz é Martin Wolf, colunista do Financial Times, a propósito da política económica do sr. Schäuble, ministro das Finanças alemão. Ver o seu artigo "O estranho universo paralelo da Alemanha – Plano de Merkel para a zona Euro é profundamente depressivo" .

Com tal política a sobrevivência da zona Euro é impossível. Donde se conclui que, para os países do Sul da Europa, o melhor caminho para evitar serem arrastados no naufrágio do Euro (e da UE) é a saída unilateral. Quanto mais cedo melhor.

 
*Título PG
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana