terça-feira, 30 de setembro de 2014

Parlamentos da Associação das Nações do Sudeste Asiático querem cooperar com Timor




Díli, 30 set (Lusa) - Os Estados-membros da Assembleia Parlamentar da Associação das Nações do Sudeste Asiático (AIPA) manifestaram disponibilidade para cooperar com Timor-Leste em vários setores durante o último encontro, realizado no Laos, anunciou em comunicado o parlamento timorense.

"Os Estados-membros da AIPA manifestaram disponibilidade para cooperação em áreas como o comércio, economia, tecnologia, energias renováveis, ciência, agricultura, turismo e formação de recursos humanos", refere o comunicado a que agência Lusa teve hoje acesso.

Segundo o documento, o Camboja e a Birmânia manifestaram interesse em "beneficiar de intercâmbios para aprender com a experiência de Timor-Leste na gestão de petróleo e gás natural".

No encontro, que terminou no passado dia 20, participaram o presidente do parlamento timorense, Vicente Guterres, e o deputado Duarte Nunes.

Timor-Leste foi admitido como observador da Assembleia Interparlamentar da Associação das Nações do Sudeste Asiático o ano passado.

No discurso proferido no encontro, Vicente Guterres salientou a estabilidade política e democrática no país, bem como o crescimento económico registado nos últimos anos através do investimento em infraestruturas e recursos humanos e reiterou o desejo de Timor-Leste se tornar membro da Associação das Nações do Sudeste Asiático.

MSE // DM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana