terça-feira, 30 de setembro de 2014

TRÊS MANIFESTAÇÕES AGENDADAS PARA O DIA NACIONAL DA CHINA EM MACAU




Macau, China, 30 set (Lusa) - Macau vai ser palco de três manifestações na quarta-feira, Dia Nacional da China, duas delas em apoio ao movimento pelo sufrágio universal em Hong Kong.

De acordo com a polícia, dois grupos avançaram com uma notificação para a realização das atividades, uma na Praça da Amizade, no centro da cidade, e outra em frente à Assembleia Legislativa. Ambas estão agendadas para as 19:00 (12:00 em Lisboa) e têm como fim demonstrar apoio aos protestos na região vizinha.

A manifestação junto à Assembleia Legislativa está a ser organizada por estudantes do ensino secundário que pediram o apoio de três organizações pró-democracia, a Associação Novo Macau, a Consciência de Macau e a Juventude Dinâmica. De acordo com Rocky Chan, membro da Novo Macau, as três associações acederam e vão estar presentes na iniciativa, que não pretende ser um protesto, mas sim uma manifestação pacífica de solidariedade.

Rocky Chan afirma que os estudantes têm como objetivo reunir pelo menos mil pessoas. Até às 17:30 (10:30 em Lisboa), 2.000 pessoas manifestaram intenção se de juntar à iniciativa na página de Facebook criada para promover o evento.

Além destas duas reuniões, a polícia foi ainda notificada de uma terceira, agendada para as 10:00 (03:00 em Lisboa) no Jardim da Areia Preta. Esta manifestação será liderada pela Associação de Força do Povo de Macau e, segundo esclarecimentos da polícia, tem por fim demonstrar o descontentamento com a reeleição do chefe do Executivo, Chui Sai On.

ISG// APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana