quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ASEAN PROCURA ACORDOS PARA RESOLVER CONFLITOS NA REGIÃO




TERRA - EFE     

A Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) quer aprovar uma declaração de princípios para a resolução pacífica dos conflitos na região com a participação de grandes potências, como China, Estados Unidos e Rússia.

O ministro de Relações Exteriores da Indonésia, Marty Natalegawa, disse em entrevista coletiva que será apresentado um documento intitulado "Os princípios de Bali" na cúpula do fórum da Ásia Oriental, que será realizada no sábado na ilha, para dar respaldo às soluções pacíficas como único modo de resolver as disputas.

Natalegawa disse também que o bloco regional esteve trabalhando no Código de Conduta do Mar da China Meridional, para regular os conflitos territoriais na região.

Brunei, China, Filipinas, Malásia, Taiwan e Vietnã reivindicam total ou parcialmente o arquipélago Spratly, composto por ilhas incultiváveis, mas ricas em recursos energéticos.

O ministro indonésio se mostrou otimista sobre um possível avanço na questão do arquipélago e afirmou que "a Asean demonstrou que pode ser uma parte da solução".

Questionado pelos jornalistas sobre a postura da Asean pelo anúncio da expansão da presença militar dos Estados Unidos na Austrália, Natalegawa declarou que gostaria de acreditar "que estes movimentos estratégicos não estão pensados a criar nenhuma reação na região" e pediu transparência.

O diplomata também fez referência ao pedido do Timor-Leste de fazer parte da Asean e deixou a porta aberta a seu ingresso uma vez que cumpra os critérios requeridos.

O chanceler indonésio convocou a entrevista coletiva como conclusão das reuniões ministeriais realizadas antes da cúpula da Asean, que acontece nesta quinta e sexta-feira em Bali, e da cúpula da Ásia Oriental, que será no sábado.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, estarão presentes em Bali.

A Asean, fundada em 1967, é formada por Mianmar, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Cingapura, Tailândia e Vietnã. O fórum da Ásia Oriental integra os dez países da Asean mais Austrália, China, Coreia do Sul, Índia, Japão e Nova Zelândia.

Sem comentários:

Mais lidas da semana