sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cabo Verde: HEMODIÁLISE, CAN2013, TEATRO VAI AO BRASIL, PGR CRITICA POLÍTICOS

 


Arquipélago terá um centro de hemodiálise no próximo ano
 
20 de Setembro de 2012, 12:53
 
São Tomé 20 set, (Lusa) - Um centro de hemodiálise vai ser construído no principal centro hospitalar da cidade de São Tomé, com financiamento da cooperação portuguesa, informou hoje fonte oficial.
 
A ministra são-tomense da Saúde que participou hoje na cerimónia de apresentação do protótipo de construção, juntamente com a embaixadora de Portugal na capital são-tomense, disse que o futuro centro de hemodiálise terá uma capacidade de tratamento de 20 doentes em cada sessão, que será feita três vezes por dia.
 
Ângela Pinheiro adiantou que as obras deverão arrancar já no próximo ano, mas antes está prevista um encontro na capital são-tomense entre técnicos nacionais e do Hospital de S. João do Porto, encarregado também da formação dos quadros são-tomenses para trabalhar no centro.
 
CAN2013 - Camarões recebem Cabo Verde a 14 de outubro
 
20 de Setembro de 2012, 14:03
 
Cidade da Praia, 20 set (Lusa) - O jogo Camarões-Cabo Verde, da segunda mão da última eliminatória de qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN2013), será disputado a 14 de outubro, disse hoje à agência Lusa o presidente da Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF).
 
Mário Semedo adiantou que a data foi marcada pela federação camaronesa e que a inicialmente prevista, para um dia antes, era meramente indicativa, pois a Confederação Africana de Futebol (CAF) "abre uma janela" de três dias (entre sexta-feira e domingo) para a realização dos jogos de qualificação.
 
Assim, Cabo Verde, que a 08 deste mês, na primeira mão, derrotou na Cidade da Praia os "Leões Indomáveis" por 2-0, vai defender a vantagem em Yaoundé no dia 14 de outubro (um domingo), jogo marcado para as 15:00 locais (14:00 em Cabo Verde e 16:00 em Portugal).
 
A data do jogo tem sido polémica, pois o encontro decisivo foi anunciado para 03 de outubro e, depois, para 13 do mesmo mês. Hoje, Mário Semedo desfez as dúvidas, ao indicar ter recebido a informação oficial da data do jogo.
 
A 14 deste mês, e face à derrota diante de Cabo Verde, o ministro do Desporto camaronês demitiu o selecionador Denis Lavagne, substituindo-o por Jean Paul Akono, antigo campeão olímpico (2000).
 
Cabo Verde, que eliminou Madagáscar na ronda anterior (vitórias por 4-0 em Antananarivo e por 3-1 na Cidade da Praia), tenta chegar pela primeira vez à fase final de uma CAN.
 
Por seu lado, os Camarões participaram em seis fases finais da CAN e venceram quatro, foram medalha de ouro no torneio olímpico de futebol (2000) e finalistas na Taça das Confederações (2003).
 
JSD.
 
Grupo de teatro apresenta no Brasil peça sobre pedofilia
 
20 de Setembro de 2012, 20:14
 
Cidade da Praia, 20 set (Lusa) - O grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo segue hoje para o Brasil onde vai apresentar a peça "Teorema do Silêncio", um drama que trata da temática da pedofilia.
 
A peça teatral, que tem como protagonistas o cabo-verdiano Fonseca Soares e a brasileira Janaina Alves, vai ser exibida num festival internacional na região da Rondónia.
 
"Teorema do Silêncio", escrita pelo autor cabo-verdiano Caplan Neves, é a 47.ª produção teatral do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo, liderado pelo encenador português João Branco, residente há quase duas décadas na ilha de São Vicente.
 
Segundo João Branco, trata-se de uma abordagem que se pretende "forte" para despertar a sociedade para o fenómeno da pedofilia.
 
"A peça é dedicada às crianças, em especial aquelas que já foram molestadas, com duas perguntas: Até quando calaremos? Até quando este silêncio?", explicou.
 
João Branco adiantou que "Teorema do Silêncio" recorre a vários "flashbacks" (recordações) para se contar a história de uma violação sexual infantil.
 
"É certo que, em cada caso que se descobre, muito poucos conseguem a condenação judicial do criminoso e muitos mais são encobertos, muitas vezes por pessoas bem próximas da vítima/criança. É preciso pôr termo a este sufocante enredo do silêncio que gira em torno deste assunto", explicou o diretor artístico da peça e do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact).
 
A participação do grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo no festival na Rondónia antecede uma digressão do grupo pelo Brasil, a realizar em 2013, para representar a peça em quatro grandes cidades - Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Fortaleza.
 
"Queremos mostrar o nosso teatro não só no Brasil mas também em outros países", avançou, lembrando tratar-se da sexta vez que a companhia de teatro se apresenta no Brasil.
 
CLI.
 
PGR critica inação dos políticos na atualização do sistema judicial
 
20 de Setembro de 2012, 21:39
 
Cidade da Praia, 20 set (Lusa) - A Justiça em Cabo Verde necessita de reflexão e os políticos devem atualizar as leis tendo em conta a evolução da sociedade e os desafios que enfrenta, disse hoje o Procurador-Geral da República (PGR) cabo-verdiano.
 
Júlio Martins falava aos jornalistas ao final da tarde, após entregar ao presidente da Assembleia Nacional (AN), Basílio Ramos, o tradicional relatório anual sobre o Estado da Justiça em Cabo Verde, a ser discutido na sessão parlamentar de outubro.
 
O PGR cabo-verdiano criticou, por outro lado, o facto de os sucessivos relatórios que têm sido entregues para discussão no governo e no parlamento não terem sequência.
 
"Temos de pensar que políticas públicas devem ser pensadas e implementadas para reduzir a criminalidade. Não houve, infelizmente, medidas de política legislativa para minimizar os constrangimentos apontados no relatório do ano passado", lamentou.
 
Júlio Martins criticou também a falta de resultados da discussão do relatório no parlamento.
 
"Faz-se a discussão do relatório e depois para-se. O próprio arlamento faz a discussão e, depois, não tira nenhumas consequências da discussão que faz. Discutir para não se tirar nenhumas conclusões não creio que deva ser a melhor solução", disse.
 
"Espero que este ano, a seguir à discussão parlamentar do Estado da Justiça, que haja indicações concretas, que se definam as balizas e as metas para quem executa a política criminal, o Ministério Público (MP)", defendeu o PGR.
 
Salientando que a Justiça em Cabo Verde "não está doente", Júlio Martins destacou que, em 2011, o aumento do número de processos entrados no MP foi de 54 por cento, ou seja, cerca de 28.500 - só na comarca da Cidade da Praia deram entrada 14.500 -, havendo apenas, a nível nacional, 35 procuradores.
 
"O nível é preocupante. Há um aumento de produtividade, mas o número de processos novos anula-o totalmente. Cabo Verde deve refletir muito no sistema que tem e também nos investimentos que se têm feito", frisou Júlio Martins.
 
Segundo o PGR cabo-verdiano, a morosidade da Justiça em Cabo Verde, a par da falta de recursos humanos, continuam a liderar os "constrangimentos" no setor, agravados com o "aumento significativo" de casos de pequena e média criminalidade e de crimes de violência baseada no género.
 
Júlio Martins exemplificou com o caso da pequena criminalidade, cuja moldura penal não ultrapassa os três anos, em que os infratores saem beneficiados com a lei, pois o tribunal tem ordem para, nestes casos, não os privar da liberdade, obrigando-os ou a pagar multa ou a prestar trabalho comunitário.
 
"Uma das maiores críticas à Justiça é que as pessoas praticam pequenos crimes e depois saem em liberdade, como se o sistema não reagisse. E o MP não pode legislar. A Justiça merece uma profunda reflexão", concluiu.
 
JSD.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Cabo Verde (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana