quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ZONA EURO ENTRA OFICIALMENTE EM RECESSÃO

 

Agência Financeira - CPS
 
Portugal registou a maior queda do PIB ao contrair 0,8%
 
A economia da Zona Euro voltou a cair no terceiro trimestre deste ano. O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,1% no período em análise, face aos três meses anteriores, adianta esta quinta-feira o Eurostat. Tal significa que a região entrou oficialmente em recessão técnica, após dois trimestres consecutivos de queda em cadeia do PIB.

Também em Portugal, a economia voltou a contrair, no terceiro trimestre do ano, pelo oitavo trimestre consecutivo. O PIB desceu 0,8% em relação aos três meses anteriores e recuou 3,4% face ao período homólogo, tal como já havia divulgado o Instituto Nacional de Estatística (INE). Mas o valor definitivo sobre a evolução do produto em Portugal só será divulgado na sexta-feira.

Entre os Estados-membros (para os quais há dados disponíveis), Portugal registou a maior queda do PIB (-0,8%), seguido pela Eslovénia (-0,6%), pela Roménia e Chipre (-0,5% em ambos). Já Itália recuou 0,2%.

Já os os maiores crescimentos pertenceram à Estónia, à Letónia (1,7% em ambos) e à Lituânia (1,3%).

No conjunto dos 27 Estados-membros, o PIB aumentou 0,1% no mesmo período, segundo a segunda estimativa do gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), que confirma os valores divulgados a 15 de novembro, na previsão inicial.

No segundo trimestre deste ano, as economias da Zona Euro e da UE haviam registado ambas quedas de 0,2%.

E se compararmos os dados do terceiro trimestre face há um ano, então o PIB recuou 0,6% na Zona Euro e 0,4% na União a 27.

Nas previsões divulgadas a 27 de novembro, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) estimou que a economia da Zona Euro só volte a crescer em 2014.

Sem comentários:

Mais lidas da semana