quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Timor-Leste: MAIS COMUNICAÇÃO MILITARES-POVO, HORTA EM PAZ NA CORRUPÇÃO

 
Ministra Emília Pires, corrupção, mistério... A novela mais recente

PR pede a F-FDTL para reforçar a comunicação com o povo de Timor-Leste
 
06 de Dezembro de 2012, 15:41
 
O Presidente da República (PR) pede às Falintil, Força da Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), para reforçar a comunicação, o entendimento e a confiança, para servir o povo de Timor-Leste (TL), com o objectivo de ter um futuro melhor e com sucesso, no seu discurso no Palácio Presidencial Aitarak Laran, na passada terça-feira.

Taur Matan Ruak disse que neste momento é preciso de reforçar a comunicação, o entendimento e manter a confiança do povo de TL, assim como servir melhor o país no futuro. Sem comunicação e confiança, o trabalho será mais difícil e complicado.

O Presidente da República fez um grande esforço em comunicar com a comunidade, instituições como o Parlamento Nacional, o Governo, a sociedade civil, a PNTL e a FFDTL, para trocar opiniões, de modo a procurar oportunidades para relembrar a todos a melhor forma de levar o país ao progresso.

Neste encontro, Matan Ruak questionou também sobre o que já foi feito durante os 10 anos, principalmente em 2012, e quais são prioridades para o PR e o Governo. Questionou sobre os desafios que a nação está a enfrentar e o contributo que as diferentes partes têm dado para esta nação.

SAPO TL com Suara Timor Lorosa’e

“Todos nós temos que contribuir para a paz
 
06 de Dezembro de 2012, 13:00
 
O ex-Presidente da República, José Ramos Horta, disse que o país só consegue viver em paz, se todos forem responsáveis pela mesma, no discurso na cerimónia do Forúm Nacional Anti Corrupção, que foi organizada pelo Centro de Estudos para a Paz Dezenvolvimento (CEPAD), ontem.

“Se quisermos a paz no país, temos que ter a responsabilidade de reforçar a paz e a unidade. E para isso é preciso uma colaboração entre o Presidente da República e a sociedade civil. A minha opinião é que os timorenses sintam orgulho por durante 10 anos, conseguirmos ter a capacidade de dialogar”, disse Horta.

Ramos Horta referiu-se ao grande progresso que Timor-Leste alcançou durante estes últimos 10 anos, quando se deslocou para o estrangeiro. Valorizou a capacidade dos timorenses dialogarem entre si. É muito importante para se conseguir fechar as feridas que os timorenses sofreram de 1972 a 1999.

SAPO TL com Suara Timor Lorosa’e

4 comentários:

Anónimo disse...

A PG está incoerente com os últimos resultados da transparência Internacional

Página Global disse...

Não concordamos com a sua opinião sobre a nossa incoerência visto que apesar de Timor ter dado sinais de menor corrupção foi um progresso infimo. Está numa classificação elevadissima, um país com somente 10 anos e que é fruto de gigantesca corrupção, que é o que impera nos poderes vigentes e no país. Em 10 anos tanta corrupção. Quer dizer que antes de nascer com reconhecimento internacional o país já era um pandemónio de corrupção,que aumentou na vigência dos governos Xanana como é dado percebermos. Mas do mal o menos: reduzam mais. Muito mais, pois estão numa posição classificada dos países mais corruptos. Que vergonha, tanto roubo, tanta miséria, tanta fome.

Anónimo disse...

Srª. Ministra Emilia,

Será que não compreende que qdo está a roubar está a roubar os mais pobres, são esses que sofrem.

Aqueles que lutaram pela independência de Timor, que mais sofreram com os Indonésios.

Sinceramente precisava de uma casa dessas?? Quando morrer o seu apartamento vai ser mais pequeno, lá para os lados de Santa Cruz.

Não vai à missa? Já leu a Biblia é isso que está lá escrito?

Roubai-vos, uns aos outros?

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Concordo em parte com o PG. A fato de ter uma ministra, e logo da justiça, na cadeia é absolutamente original. Quantos ex-ministros portugueses, brasileiros e angolanos estão nessa situação?

Mais lidas da semana