quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Portugal: ESTADO PERDE 12,3 MIL MILHÕES POR ANO COM FUGA AOS IMPOSTOS

 

Cláudia Reis – Jornal i
 
A fuga aos impostos custa aos Estado 12,3 mil milhões de euros por ano. Esta é a conclusão de um estudo promovido pela Comissão Europeia que lançou recentemente uma iniciativa de combate à fraude e à evasão fiscal que passa pela criação de um número de identificação fiscal europeu e medidas para travar a criatividade fiscal das empresas.
 
A economia paralela representa 19% do PIB nacional, mas o estudo refere que o valor atinge os 23%. Com este dinheiro, Portugal poderia cobrir 78% do défice público.
 
"Todos os anos, na UE, perdem-se cerca de um bilião de euros devido à fraude e à evasão fiscais. Trata-se não só de uma perda escandalosa de receitas indispensáveis como também de uma ameaça para a justiça fiscal. Os Estados Membros têm de reforçar as medidas nacionais de luta contra a evasão fiscal, mas as soluções exclusivamente unilaterais não bastam. Num mercado único, numa economia globalizada, as disparidades e as lacunas nacionais tornam-se brinquedos nas mãos dos que procuram escapar à tributação. Uma posição forte e coerente da UE contra os evasores fiscais e aqueles que os apoiam é, pois, essencial", disse Algirdas Šemeta, Comissário responsável pela Fiscalidade.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana