sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Angola: TRÁFICO DE MENORES É PREOCUPAÇÃO E NO MALI “PAGA PARA VER”




Autoridades angolanas preocupadas com tráfico de menores

18 de Janeiro de 2013, 11:21

Chibia, Angola, 18 jan (Lusa) - As autoridades locais da Chibia, município da província da Huíla, sul de Angola, estão preocupadas com o avolumar de casos que indiciam tráfico de menores, na sequência da interceção pela polícia de um camião com dezenas de menores, na quarta-feira.

A preocupação foi expressa pelo administrador-adjunto do município, Nelson Benício dos Santos, que, citado pela agência Angop, recordou que no passado se registaram casos semelhantes.

O camião, proveniente da Chibia com 54 menores, de idades entre os oito e os 10 anos, foi intercetado na quarta-feira pela polícia na estrada entre o Namibe e Lucira, e as crianças disseram ter pago cada uma 1.500 kwanzas (cerca de 12 euros) para a viagem, que deveria terminar nas fazendas de tomate na comuna da Lucira.

Acrescentaram na ocasião desconhecer onde iriam trabalhar e que sabiam somente que cada uma receberia quatro mil kwanzas (cerca de 31 euros).

Segundo Nelson Benício, empresários proprietários de fazendas na região aproveitam-se da pobreza para contratarem menores.

"A administração municipal da Chibia está a trabalhar arduamente com as autoridades tradicionais para fazer a intermediação, no âmbito das orientações que são emanadas ao nível do governo da província da Huíla, que é terminar com a exploração de menores", sublinhou.

O caso dos 54 menores foi entregue às autoridades policiais do Namibe, para ser investigado, e as crianças entregues ao cuidado do Instituto Nacional da Criança (INAC), no Namibe.

EL // MLL.

Angola disponível para ajudar a pagar intervenção militar no Mali, mas não para enviar militares

18 de Janeiro de 2013, 14:31

Luanda, 18 jan (Lusa) - Angola está disponível para ajudar a pagar a intervenção militar africana no Mali, mas não quer enviar tropas para aquele país, afirmou hoje em Luanda o chefe da diplomacia angolana.

Georges Chicoti, que falava à imprensa na sequência do encontro com a presidente da Comissão Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma, classificou a situação no Mali como "preocupante" e saudou a intervenção militar francesa.

"A atual situação no Mali é preocupante, mas o continente africano apreciou a intervenção oportuna da Franca. A União Africana, particularmente a África Ocidental, está a mobilizar para poder dar apoio aos esforços da França, sobretudo mobilizando tropas", considerou.

Sem comentários:

Mais lidas da semana