sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Consumo privado cai em Dezembro de 2012 e acumula mais de 2 anos de quedas mensais




Jornal i - Lusa

O consumo privado caiu em dezembro e acumula mais de dois anos consecutivos de quedas mensais, enquanto a atividade económica completou 22 meses consecutivos de queda, de acordo com os indicadores de conjuntura divulgados hoje pelo Banco de Portugal.

Nos indicadores de conjuntura do Banco de Portugal (BdP) hoje divulgados, o indicador coincidente do consumo privado apresentou uma diminuição homóloga de 4,5% em dezembro (4,3% em novembro), enquanto a confiança dos consumidores melhorou ligeiramente.

Por sua vez, o indicador coincidente da atividade económica – que acumula quedas desde março de 2011 - caiu 0,8% em dezembro, uma descida, ainda assim, menos acentuada do que a de novembro, de 1,1%.

O sentimento económico melhorou para o valor mais elevado desde agosto.

Nota PG: O que é que é isso de “sentimento económico”? O que se vê é sentimento de frustração, de desilusão, de revolta… e famílias sem-abrigo a dormir nas arcadas de prédios em Lisboa (fora o resto do país). Os esfomeados alastram em números assustadores. Essa realidade está a ser escamoteada, mesmo pela comunicação social. Podem crer que obteriam boas e tristes reportagens ao mostrar a fundo a miséria e a fome que grassa em Portugal. Senhores jornalistas, venham para as ruas e deixem as tarimbas das redações de notícias feitas com conta, peso e medida. Mostrem a realidade de Portugal e a miséria em que sobrevivem milhares de portugueses e/ou estrangeiros radicados em Portugal.

Sem comentários:

Mais lidas da semana