sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

PCP quer saber a justificação para o uso de gás pimenta pela PSP contra estudantes




Jornal i – Lusa, com foto

O PCP quer saber a justificação para o uso de gás pimenta pela PSP hoje, numa manifestação estudantil, e classifica de "condenável" a ação daquela polícia face aos alunos que exerciam um "direito constitucionalmente consagrado".

Numa pergunta enviada ao Ministério da Administração Interna pelos deputados comunistas Carla Cruz e André Filipe, o PCP lamenta a atuação das forças policiais e questiona sobre "que responsabilidades vão ser apuradas".

Esta manhã a PSP de Braga recorreu ao uso de gás pimenta contra alunos da Escola Alberto Sampaio, que se manifestavam contra a agregação da escola num mega agrupamento, tendo ferido seis estudantes.

Em consequência desta intervenção da PSP, os comunistas questionam o Governo no sentido de saberem "qual é a justificação para que tenha sido levada a cabo tal ação policial".

Isto porque, lembram, "a manifestação é um direito consagrado na Constituição da República Portuguesa".

O PCP considera ainda "lamentável e condenável a atuação das forças policiais" face ao exercício de direitos consagrados na Constituição da república Portuguesa," designadamente de defesa da Escola Pública, e do Direito à Educação".

Para o PCP, a "situação ocorrida é incompreensível e nada justifica a atuação das forças de segurança pública na medida em que a ação dos alunos em nada perturbava a ordem pública".

Sem comentários:

Mais lidas da semana