sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

PM de Timor-Leste lançou nova operadora de telecomunicações móveis do país




MSE – APN - Lusa

Díli, 17 jan (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, lançou hoje oficialmente a nova operadora de telecomunicações móveis do país, a Telkomcel, subsidiária da empresa Telkom Indonésia.

O lançamento oficial da empresa, que começa as operações comerciais em fevereiro, contou também com a presença do ministro de Estado para o Investimento Privado indonésio, Pak Dahlan Iskan.

Para o primeiro-ministro timorense, a entrada de uma nova operadora no mercado do país é uma vantagem para a descentralização da administração de Estado e para o setor económico.

"No processo de desenvolvimento do país, a vantagem será muito maior para as questões relacionadas com os negócios e em áreas onde as telecomunicações vão ter um papel muito importante, nomeadamente na saúde e educação", afirmou Xanana Gusmão.

O primeiro-ministro falava aos jornalistas no final de uma cerimónia que durou cerca de duas horas, durante a qual telefonou para Jacarta, e que culminou com um espetáculo de fogo-de-artifício.

Para o ministro dos Transportes e Comunicações de Timor-Leste, Pedro Lay, as telecomunicações são necessárias para o progresso do país e por isso o "governo apoia o desenvolvimento daquele setor".

A Telkomcel será a segunda empresa de telecomunicações móveis a operar no país, tendo apresentado uma proposta em junho na sequência da reforma daquele setor em Timor-Leste.

O processo de reforma do setor de telecomunicações em Timor-Leste começou em março de 2012 com a adoção do novo decreto-lei para regular o setor e com a assinatura de um acordo entre o Governo timorense e a Timor Telecom, que pôs fim à concessão exclusiva por parte desta operadora, detida maioritariamente pela Portugal Telecom.

A Telkomcel é subsidiária da Telkom Indonésia, a maior empresa de telecomunicações da Indonésia, com cerca de 125 milhões de clientes.

Timor-Leste tem pouco mais de um milhão de habitantes e a Timor Telecom tem mais de 600 mil clientes da rede móvel.

*Também publicado no TIMOR LOROSAE NAÇÃO, recentemente reativado

Sem comentários:

Mais lidas da semana