quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Moçambique: ÁGUAS DO LIMPOPO SOBEM E MATAM, ESTRANGEIROS REPATRIADOS




Subida das águas do Limpopo matou quatro pessoas no sul de Moçambique

23 de Janeiro de 2013, 09:25

Maputo, 23 jan (Lusa) - Quatro pessoas morreram nos últimos dias, no sul de Moçambique, em consequência da subida das águas do rio Limpopo, revelou hoje o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades.

Em Mabalane, distrito da província de Gaza, duas pessoas morreram esmagadas pelo colapso das paredes da sua casa, e 89 residências informais, com paredes feitas de lama, desabaram igualmente na localidade de Combumune.

Um bebé foi morto nas mesmas circunstâncias em Guijá e outra criança morreu afogada num poço, no distrito de Mandlakazi.

Na localidade de Chigubo, por onde passa o rio Changane, afluente do Limpopo, 166 residências desabaram, e, no distrito de Massingir, três localidades estão isoladas e duas escolas primárias ficaram inundadas, em consequência da subida das águas do segundo maior rio da África Austral.

Na capital provincial, Xai Xai, centenas de casas estão inundadas, desde sábado e uma grande área de campos agrícolas ficou submersa.

As autoridades estão a apelar à evacuação de residentes em risco, nomeadamente de 55 mil pessoas em Chókwè e de um número não especificado de moradores de Guijá.

Os planos de contingência colocaram 30 barcos nos rios principais de Gaza, 12 dos quais no Limpopo, e encontram-se no terreno 160 elementos da Unidade Nacional de Proteção Civil (UNAPROC).

Na terça feira, na medição feita na estação de Chókwé, o Limpopo estava mais de um metro e meio acima dos níveis de alerta, com um caudal de 6,63 metros.

Não longe dali, o caudal do rio Incomati passou de 4,45 metros, no domingo, para 7,53 metros na terça-feira, bem acima dos cinco metros de alerta daquele curso.

LAS // MLL.

Moçambique repatriou 61 estrangeiros na última semana, 22 portugueses

23 de Janeiro de 2013, 10:15

Maputo, 23 jan (Lusa) - Vinte e dois portugueses encontram-se num grupo de 61 estrangeiros repatriados na semana passada pelas autoridades moçambicanas, por problemas relacionados com os seus vistos, indicou hoje a polícia.

O porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique na Cidade de Maputo, Orlando Mudumane, disse que os cidadãos portugueses foram retidos no Aeroporto Internacional de Maputo, após o desembarque e depois recambiados.

"Estes estrangeiros vieram a Moçambique através das companhias aéreas Kenya Airways e TAP e foram retidos no Aeroporto Internacional de Mavalane", afirmou Jafete Mabote.

Sem comentários:

Mais lidas da semana