quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Timor-Leste: LÚCIA LOBATO, EX-MINISTRA DA JUSTIÇA FOI PRESA




Ex-ministra da Justiça de Timor-Leste foi presa

Díli, 23 jan (Lusa) - A ex-ministra da Justiça de Timor-Leste foi presa terça-feira para cumprir a pena de cinco anos de prisão a que foi condenada por participação económica em negócio, disse hoje à agência Lusa o seu advogado, Sérgio Hornay.

"Lúcia Lobato foi presa ontem (terça-feira) à tarde. Está na prisão de Gleno, em Ermera", afirmou o advogado.

A 08 de junho, antiga ministra da Justiça timorense, do V Governo, chefiado por Xanana Gusmão, foi condenada a cinco anos de prisão pelo Tribunal Distrital de Díli pela prática de um crime de participação económica em negócio.

O crime é relativo à aquisição de fardas para equipar guardas prisionais da Direção Nacional dos Serviços Prisionais e de Reinserção Social.

Na sentença proferida pelo tribunal, a ministra foi também condenada ao pagamento de 4.350 dólares (3.256 euros ao câmbio atual).

A ministra foi absolvida de dois crimes de abuso de poder e de um crime de administração danosa.

A 25 de junho, a defesa de Lúcia Lobato recorreu da sentença ao Tribunal de Recurso, que, passados quase seis meses, a 12 de dezembro, o recusou.

O advogado de defesa de Lúcia Lobato disse também que vai apresentar até ao próximo dia 31 um novo recurso extraordinário ao Tribunal de Recurso, depois de aquele tribunal ter rejeitado um outro recurso por alegadas irregularidades e inconstitucionalidades.

Na terça-feira, em conferência de imprensa, Lúcia Lobato acusou os juízes timorenses de politizarem o seu processo e de violarem os direitos de um cidadão.

"Desde o início do processo e até agora nunca comentei o meu processo. O processo está a ser politizado e os próprios juízes não cumprem as regras e utilizam o poder para restringir e violar o direito de um cidadão num Estado de Direito democrático como é Timor-Leste", afirmou Lúcia Lobato.

Lúcia Lobato, que aguardava ser presa a qualquer momento, lamentou o funcionamento dos tribunais e disse que os seus advogados vão enviar o processo para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Lúcia Lobato é prima direita do segundo Presidente de Timor-Leste Nicolau Lobato, morto a 31 de dezembro de 1978 por militares indonésios.

No âmbito deste processo, um funcionário do Ministério da Justiça timorense também foi condenado a cinco anos de prisão e ao pagamento de uma multa ao Estado de superior a 37 mil euros.

MSE // HB

Vice-presidente do PSD de Lúcia Lobato diz que prisão da ex-ministra "não foi uma surpresa"

23 de Janeiro de 2013, 11:09

Díli, 23 jan (Lusa) - O vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD) de Timor-Leste, Mário Carrascalão, disse hoje que a prisão da antiga ministra da Justiça timorense, que ocupou também o cargo de vice-presidente daquele partido, não foi uma surpresa.

"É uma coisa que se estava à espera e para nós não foi uma surpresa. Surpresa foi ter demorado tanto tempo", afirmou à agência Lusa Mário Carrascalão.

A ex-ministra da Justiça de Timor-Leste Lúcia Lobato foi presa na terça-feira para cumprir a pena de cinco anos de prisão a que foi condenada por participação económica em negócios.

Prisão de Lúcia Lobato mostra que sistema judicial de Timor-Leste está a crescer - Governo

23 de Janeiro de 2013, 11:15

Díli, 23 jan (Lusa) - O ministro da Justiça de Timor-Leste, Dionísio Babo, disse hoje que a prisão da antiga responsável pela pasta Lúcia Lobato mostra que o sistema judicial timorense está a crescer e a ter mais credibilidade.

"Eu lamento, porque é uma amiga e colega do antigo governo, mas, por outro lado, elogio o sistema judicial de Timor-Leste por ter a coragem de fiscalizar os atos do Governo", afirmou Dionísio Babo.

Segundo o ministro da Justiça, a prisão, na terça-feira, de Lúcia Lobato para cumprir cinco anos de prisão, a que foi condenada por participação económica em negócios, mostra que o sistema judicial está a crescer e a ficar mais maduro na tomada de decisões em casos deste peso.

* Mais noticiário sobre Timor-Leste, Ásia e Oceânia em TIMOR LOROSAE NAÇÃO

Sem comentários:

Mais lidas da semana