terça-feira, 16 de abril de 2013

Metade dos menores de 5 anos na província moçambicana de Tete têm desnutrição crónica




DEYM - LAS – MLL - Lusa

Tete, 15 abr (Lusa) - Uma em cada duas crianças menores de cinco anos, na província de Tete, norte de Moçambique, sofre de desnutrição crónica, pretendendo as autoridades provinciais baixar esta incidência para 40 por cento até 2016.

Estes números foram revelados hoje, durante a doação de cerca de 5,3 milhões de euros, que o Governo da Dinamarca fez àquela província, considerada a capital mundial do carvão, devido às suas gigantescas reservas do mineral.

A verba destina-se à redução da desnutrição crónica e faz parte de um pacote de ajuda global de cerca de 15,2 milhões de euros, que a Dinamarca concedeu a Moçambique.

"Esperamos que o presente memorando de entendimento possa contribuir para uma maior harmonização com doadores e parceiros para um alinhamento na nutrição num plano de 5 anos, agora, e no futuro", desejou Kirsten Mavemann, conselheira da embaixada da Dinamarca em Moçambique, após a assinatura do protocolo com o Governo provincial de Tete.

Falando na ocasião, o governador de Tete, Ratxide Gogo, disse acreditar numa redução na desnutrição crónica na província.

"Acreditamos que com este apoio do Reino da Dinamarca, a província de Tete irá atingir níveis bastantes satisfatórios quanto à redução da prevalência da desnutrição crónica, conseguindo reduzir para uma taxa de 40% até 2016", disse Gogo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana