terça-feira, 16 de abril de 2013

VIOLÊNCIA DE GRUPOS DE DIREITA EM ESTADO VENEZUELANO





Caracas, 16 abr (Prensa Latina) Grupos de direita atacaram centros de saúde, mercados Bicentenário, restaurantes populares e veículos do sistema público no estado venezuelano de Anzoátegui, nordeste do país, denunciou hoje o governador dessa demarcação, Aristóbulo Istúriz.

Em entrevista à Venezuelana de Televisão, Istúriz opinou que estas ações -ocorridas entre ontem à noite e a madrugada de hoje- remontam o panorama de abril de 2002, quando a direita deu um golpe de Estado contra o falecido presidente Hugo Chávez.

Na cidade de Barcelona, o governador informou também que esses grupos extremistas queimaram uma sede do Partido Socialista Unido da Venezuela.

Segundo Istúriz, estas ações -e outras similares no resto do país- são parte de um plano de não reconhecimento dos resultados eleitorais, que estava arquitetado há tempo.

Indicou que a solicitação do opositor Henrique Capriles para a revisão do total de votos emitidos nas recentes eleições presidenciais constitui um argumento para manter a desestabilização e, provavelmente, para justificar uma intervenção estrangeira.

Em tal contexto, o governador fez um chamado ao povo para concentrar-se nas praças Bolívar de cada cidade, com o objetivo de garantir a paz e preservar o legado de Chávez.

Sem cair em provocações, mas sem permitir atropelos, assinalou Istúriz.

Ontem, as autoridades venezuelanas conformaram um Comando Antigolpe, integrado pelo presidente Maduro, chefes militares, policiais e políticos do país.

O ministro de Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, advertiu que esta é uma situação verdadeiramente lamentável, que não tem nada a ver com a disposição democrática do povo venezuelano.

rc/jam/es

Sem comentários:

Mais lidas da semana