terça-feira, 25 de junho de 2013

Moçambique: 38º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL - PR quer paz e democracia




As celebrações do 38º aniversário da independência nacional são ocasião sublime para reafirmarmos o nosso compromisso com a paz, a democracia multipartidária, o espírito patriótico, de diálogo e de inclusão, sempre guiado pelo interesse supremo da Nação moçambicana.

Esta posição foi assumida ontem, em Maputo, pelo Presidente da República, Armando Guebuza, em mensagem alusiva ao 38º aniversário da proclamação da independência nacional que hoje se assinala no país.

Na sua comunicação à Nação, o Chefe do Estado refere que hoje os moçambicanos celebram 38 anos da consolidação da unidade nacional, da auto-estima e da consciência de comunhão de destino. “Celebramos também o crescimento e a diversificação das nossas intervenções na comunidade internacional e o crescimento do nosso prestígio na comunidade das nações”, disse.

Na ocasião Guebuza congratulou-se com o facto de o povo moçambicano ter sabido dar expressão e substância à agenda nacional de luta contra a pobreza, reconhecendo e assumindo que, como o direito à independência nacional, o direito de não ser pobre é um direito que é inalienável.

“Orgulha a qualquer moçambicano ver como o seu compatriota, vítima das calamidades naturais que assolaram partes da nossa Pátria Amada no início do ano, está a refazer a sua vida”, afirmou, para depois frisar que em todo o espaço do território nacional é notório o esforço e engajamento de cada moçambicano na luta contra a pobreza.

O Chefe do Estado aborda igualmente o impacto que o Fundo de Desenvolvimento Distrital, vulgo 7 milhões, está a produzir nas comunidades. Segundo disse, este programa, associado ao fundo para infra-estruturas, criou uma dinâmica nova nos distritos.

“Por um lado contribuem para o reforço da consciência de inclusão e de participação de cada vez mais moçambicanos na agenda nacional de luta contra a pobreza e, por outro, contribuem para o aprimoramento dos fundamentos da boa governação e gestão transparente da coisa pública”, afirmou.

Apesar dos avanços já alcançados, o estadista acrescenta, na sua mensagem, que o país ainda tem muitos desafios pela frente, impostos pela pobreza.

“Unidos, dialogando uns com os outros e consolidando a paz continuaremos todos empenhados na construção de um Moçambique livre da pobreza”, referiu.

No capítulo dos desafios, o Chefe do Estado destaca que um dos pilares fundamentais na construção da prosperidade dos moçambicanos é a consolidação da democracia multipartidária.

“Por isso, exortamos a todos os nossos compatriotas a darem o seu melhor para o sucesso das quartas eleições autárquicas que terão lugar a 20 de Novembro deste ano”, referiu.

Com vista a assinalar esta data, o Presidente vai esta manhã dirigir a cerimónia de deposição de uma coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos, um acto que se constituirá num dos momentos mais altos das celebrações do 38º aniversário da independência nacional do jugo colonial português, assinalado a 25 de Junho de 1975.

Sem comentários:

Mais lidas da semana