terça-feira, 25 de junho de 2013

PR DE TIMOR LESTE INICIA VISITA À NOVA ZELÂNDIA



MSE – DM - Lusa

Díli, 25 jun (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, iniciou hoje uma deslocação oficial à Nova Zelândia, para reforço das relações bilaterais entre os dois países, com uma visita a uma fábrica de produção de café.

O café é o único produto que Timor-Leste exporta para a Nova Zelândia, rendendo ao país cerca de meio milhão de dólares por ano (cerca de 382 mil euros).

"Depois do petróleo, o café é segundo maior produto exportado por Timor-Leste. É uma maneira de obter rendimento para o povo", afirmou Taur Matan Ruak, citado pela imprensa neozelandesa, agradecendo àquele país a ajuda que tem dado à produção de café.

Durante a sua estada na Nova Zelândia, que termina na quinta-feira, Taur Matan Ruak - que viaja acompanhado da primeira-dama, Isabel Ferreira, e do ministro dos Negócios Estrangeiros, José Luís Guterres, - vai reunir-se com o primeiro-ministro, John Key, e com o governador-geral daquele país, Jeremiah "Jerry" Mateparae.

Na quarta-feira, o chefe de Estado timorense vai também visitar a escola da polícia neozelandesa. Milhares de polícias e militares da Nova Zelândia apoiaram Timor-Leste desde 1999.

Antes de se deslocar à Nova Zelândia, o chefe de Estado timorense realizou uma visita oficial à Indonésia para reforço das relações de cooperação bilateral.

Depois da Indonésia, Taur Matan Ruak deslocou-se a Singapura, onde visitou o vice-primeiro-ministro, Fernando La Sama de Araújo, que se encontra internado no hospital Mount Elizabeth devido a uma operação ao coração.

Desde que tomou posse, a 20 de Maio de 2012, o Presidente timorense só saiu duas vezes do país.

A primeira foi a Moçambique, em julho do ano passado, para participar na cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização cuja presidência rotativa vai ser assumida por Timor-Leste em 2014.

A segunda deslocação ao exterior ocorreu em março e foi ao Vaticano para a cerimónia de tomada de posse do papa Francisco.

Leia mais sobre aquela região do mundo, Macau e Timor-Leste em TIMOR LOROSAE NAÇÃO

Sem comentários:

Mais lidas da semana