quarta-feira, 7 de agosto de 2013

OBAMA CANCELA CIMEIRA COM RÚSSIA. KREMLIN FICA “DESAPONTADO”

 


Obama cancela cimeira bilateral com Putin
 
 
O Presidente norte-americano, Barack Obama, decidiu cancelar a cimeira com o seu homólogo russo Vladimir Putin prevista para o início de setembro em Moscovo, divulgou hoje a Casa Branca.
 
"Após uma avaliação profunda (...) concluímos que as relações bilaterais com a Rússia não registaram progressos recentes suficientes para que uma cimeira tenha lugar no início de setembro", referiu o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, num comunicado.
 
Durante as últimas semanas, as relações entre Washington e Moscovo têm vindo a deteriorar-se na sequência do caso do ex-analista informático da NSA Edward Snowden, que obteve no início de agosto asilo temporário na Rússia.
 
No mesmo dia da concessão de asilo a Snowden, que revelou a existência de programas de vigilância em massa de comunicações telefónicas e via internet de milhões de norte-americanos e estrangeiros, os EUA afirmaram estar "extremamente desiludidos" com a Rússia e admitiram que estavam a refletir sobre a manutenção de uma cimeira conjunta prevista para setembro.
 
A reunião bilateral teria lugar antes da cimeira do G20 (países mais ricos do mundo e as potências emergentes), também agendada para setembro em São Petersburgo (Rússia).
 
"Atribuímos uma grande importância aos progressos alcançados com a Rússia durante o primeiro mandato do Presidente (2009-2013), incluindo o novo tratado START [desarmamento nuclear] e a cooperação no Afeganistão, Irão e na Coreia do Norte", explicou Jay Carney.
 
"No entanto, dada a falta de progressos em assuntos como a defesa antimíssil e controlo de armas, as relações comerciais, as questões de segurança global e de direitos civis e humanos nos últimos 12 meses, informámos o Governo russo que pensamos que seria mais construtivo adiar a cimeira até que tenhamos mais resultados na nossa agenda comum", disse o porta-voz da Casa Branca.
 
Por outro lado, "a decisão dececionante da Rússia ao conceder asilo temporário a Edward Snowden também foi um elemento que foi levado em consideração para avaliar o estado das nossas relações", salientou o mesmo representante.
 
O comunicado da Casa Branca foi divulgado após Barack Obama ter admitido, na terça-feira à noite, durante um programa na televisão norte-americana, estar "desapontado" com a Rússia.
 
"Fiquei desapontado, porque, ainda que não tenhamos um tratado de extradição com eles, tradicionalmente tentamos respeitar [os seus pedidos] se existir um infrator, ou alegado infrator", afirmou Obama, no programa "The Tonight Show", com Jay Leno, na estação norte-americana NBC.
 
Na mesma entrevista, o chefe de Estado norte-americano admitiu que o caso de Snowden ilustrava "de certa forma" algumas dificuldades que Washington tem sentido na relação com Moscovo.
 
"Há momentos em que voltam ao pensamento e à mentalidade da Guerra Fria", referiu Obama.
 
Kremlin "desapontado" com cancelamento de cimeira bilateral com EUA
 
Notícias ao Minuto
 
A Rússia afirmou hoje estar “desapontada” com a decisão do Presidente norte-americano, Barack Obama, de cancelar a cimeira bilateral com o seu homólogo russo Vladimir Putin agendada para o início de setembro em Moscovo.
 
“Estamos desapontados com a decisão da administração norte-americana de cancelar a visita do Presidente Obama a Moscovo”, declarou Iouri Ouchakov, conselheiro diplomático do Kremlin.
 
O representante afirmou que ficou claro para Moscovo que a decisão está ligada ao caso do ex-analista informático da Agência Nacional de Segurança norte-americana (NSA) Edward Snowden, que obteve no início de agosto asilo temporário na Rússia.
 
Ainda sobre Snowden, Iouri Ouchakov afirmou que este caso revelou que os Estados Unidos não querem cooperar com a Rússia “em pé de igualdade”.
 
Esta situação “sublinha que os Estados Unidos não estão dispostos a cooperar com a Rússia em pé de igualdade”, afirmou o conselheiro, em declarações à imprensa.
 
Edward Snowden revelou em junho último a existência de programas de vigilância em massa de comunicações telefónicas e via internet de milhões de norte-americanos e estrangeiros. Os Estados Unidos, que acusam Snowden de espionagem, reclamam a sua extradição.
 
Nas mesmas declarações, o conselheiro do Kremlin garantiu que o convite para Barack Obama visitar a Rússia mantém-se.
 
A Casa Branca divulgou hoje que o chefe de Estado norte-americano decidiu cancelar a cimeira com o seu homólogo russo Vladimir Putin na capital russa, justificando a decisão com a falta de progressos nas relações entre Washington e Moscovo.
 
“Após uma avaliação profunda (…) concluímos que as relações bilaterais com a Rússia não registaram progressos recentes suficientes para que uma cimeira tenha lugar no início de setembro”, referiu o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, num comunicado.
 
A reunião bilateral teria lugar antes da cimeira do G20 (países mais ricos do mundo e as potências emergentes), também agendada para setembro em São Petersburgo (Rússia). Obama já confirmou que irá participar na cimeira do G20.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana