quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Portugal - Swap: Finanças contestam veracidade do documento que implica Pais Jorge

 

TSF - hoje
 
O ministério das Finanças defende que o documento divulgado pela SIC e revista Visão terá sido manipulado. Joaquim Pais Jorge mantém-se no cargo.
 
O ministério das Finanças alega que o documento em causa - que tem sido noticiado pela comunicação social com propostas de contratos swap do Citigroup ao Governo de José Sócrates em 2005, e onde consta o nome de Joaquim Pais Jorge -, foi manipulado.
 
Num comunicado enviado às redações, o ministério das Finanças adianta que há dois documentos diferentes e no documento original não consta o nome do secretário de Estado do Tesouro.
 
Diz o ministério que «o documento que chegou às mãos dos jornalistas não tem qualquer referência cronológica, nem números de páginas», ao contrário do documento original e verdadeiro que data de 1 de julho de 2005.
 
«Estas discrepâncias serviram para introduzir, como segunda página do documento na posse da comunicação social, um organigrama inverosímil, que não consta da apresentação original, com o logótipo do banco com um grafismo diferente. É neste organigrama, e apenas nele, que aparece o nome do secretário de Estado do Tesouro», defende o ministério das Finanças.
 
O esclarecimento das Finanças surge depois de, esta terça-feira, o secretário de Estado adjunto do ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, ter dito que tinham sido «detectadas inconsistências problemáticas» referentes ao envolvimento do secretário de Estado do Tesouro na tentativa de venda de "swap' ao Executivo anterior.
 
Leia mais em TSF
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana