quarta-feira, 7 de agosto de 2013

SNOWDEN DEU CERCA DE 20 MIL DOCUMENTOS A JORNALISTA DO GUARDIAN

 

Jornal i - Lusa
 
O jornalista Glenn Greenwald, colaborador do jornal britânico The Guardian no Brasil, afirmou hoje ter recebido cerca de vinte mil documentos secretos do fugitivo norte-americano Edward Snowden, que recebeu asilo da Federação Russa.
 
Greenwald fez a revelação ao prestar declarações na comissão das Relações Externas do Senado brasileiro, que o inquiria a propósito das revelações do ex-consultor da Agência dos EUA para a Segurança (NSA, na sigla em Inglês) Edward Snowden sobre a dimensão do programa de vigilância de comunicações eletrónicas pelo serviço de informações norte-americano.
 
“Não contei de forma exata, mas entregou-me entre 15 mil e 20 mil documentos, muito, muito completos e muito compridos”, declarou Greenwald, um jornalista norte-americano na origem das primeiras revelações do caso Snowden pelo The Guardian.
 
“Os artigos que publicámos representam uma parte muito pequena” do conteúdo daqueles documentos, acrescentou, sem dar mais pormenores.
 
Os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da Rússia e os seus homólogos norte-americanos têm uma reunião, no âmbito dos chamados encontros "2+2", em Washington, informou hoje a Casa Branca.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana