domingo, 3 de fevereiro de 2013

CAN2013 – Gana 2 – Cabo Verde 0: Tubarões "morrem" na praia de Dauda e do árbitro




Evandro Delgado, em Port Elisabeth – Sapo Desporto

O Gana está nas meias finais da competição

Cabo Verde está fora do Campeonato Africano das Nações (CAN´2013). Os Tubarões Azuis perderam com o Gana por 0-2 nos quartos de final, num jogo onde foram superiores aos Black Stars. A má arbitragem do juiz que viajou das ilhas Maurícias e uma excelente exibição do guarda-redes Dauda impediram Cabo Verde de continuar a fazer história neste CAN´2013.

A seleção cabo-verdiana entrou bem no encontro, sem medo, à semelhança do que aconteceu nos outros jogos. Os Tubarões Azuis criaram o primeiro lance de perigo através de Heldon, num remate já dentro da área que saiu torto e por cima. Aliás, Heldon viria a ser um dos destaques da partida, mas pela negativa.

O Gana sentia imensas dificuldades para passar pela barreira defensiva crioula. Gyan, muito bem marcado por Nando, raramente tinha bola. Os alas não conseguiam desequilibrar, enquanto Cabo Verde chegava com alguma facilidade junto da baliza de Dauda.

Com Cabo Verde a dominar o meio-campo, os Black Stars recorriam à falta para travar os cabo-verdianos, com entradas muitas vezes duras, que o árbitro do encontro deixava passar. Ao intervalo, era Cabo Verde quem mais tinha feito para chegar ao golo.

O selecionador do Gana, vendo a sua equipa “presa”, foi obrigado a lançar Wakasu Mubarak, que viria a ser decisivo no encontro. Do lado cabo-verdiano, Ryan Mendes, que saiu lesionado, teve de dar o seu lugar a Platini.

Aos 53 minutos, o lance que decidiu o jogo. Carlitos disputa uma bola ombro a ombro com Gyan, o avançado ganês cai na área e o árbitro das Ilhas Maurícias apita para a grande penalidade. Wakasu Mubarak não deu hipóteses e fez o 1-0.

A partir daí, só deu Cabo Verde no jogo. E entraram em cena dois protagonistas: o árbitro Rajinjapasad e o guarda-redes Dauda. O juiz do encontro fez uma arbitragem muito contestada pelos cabo-verdianos, marcando faltas que não existiam e mandando seguir alguns lances em que Cabo Verde pediu grande penalidade. Primeiro numa queda de Babanco, depois noutra de Djaniny. Todos eles lances muito parecidos com o que deu a grande penalidade ao Gana. 

Dauda, em três ocasiões, evitou o golo do empate. Primeiro numa defesa espetacular, após remate de Platini ao ângulo. Depois a evitar com uma palmada o golo a Djaniny. E já perto do final, num livre de Marco Soares, quando já se gritava golo no estádio.

Até ao final o Gana viria a ter algumas oportunidades para marcar em contra ataque, algo que viria a acontecer já com Vozinha fora da baliza. Após um canto de Cabo Verde, já com todos os jogadores crioulos na área ganesa, a bola sobrou para Wakasu Mubarak que correu sozinho para a baliza deserta e fez o 2-0 final.

Cabo Verde despede-se do CAN´2013 com uma excelente exibição, onde foi superior ao Gana. O árbitro do encontro não esteve nos seus melhores dias, prejudicando os Tubarões Azuis em muitas ocasiões. 

No final do jogo, uma imagem que vai correr mundo: os jogadores cabo-verdianos, reunidos no meio campo, abraçados, felizes pelo excelente jogo e pela excelente campanha, mas frustrados por saírem da competição.

Sem comentários:

Mais lidas da semana