domingo, 3 de fevereiro de 2013

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE EM ONDA DE NOVAS NOMEAÇÕES E DE UM PORTO PROFUNDO




Presidente de São Tomé e Príncipe exonera Procurador-Geral da república

02 de Fevereiro de 2013, 10:57

São Tomé, 02 fev(Lusa) - O presidente de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, exonerou o procurador-geral da república, Roberto Raposo, num decreto tornado público na noite de sexta-feira.

Nomeado em agosto de 2006, Roberto Raposo foi substituído no cargo de procurador -geral da república por Elsa d'Alva de Barros Teixeira Pinto, jurista de profissão e já exerceu os cargos de ministra da Justiça e dos Assuntos Parlamentares e da Defesa e Ordem Interna.

Elsa d'Alva de Barros Teixeira Pinto é deputada da Assembleia Nacional (parlamento são-tomense) pela bancada do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social-democrata (MLSTP-PSD).

MYB // GC.

Governo de São Tomé e Príncipe nomeia novos diretores para a Rádio e Televisão públicas

02 de Fevereiro de 2013, 13:30

São Tomé, 02 Fev (Lusa) -- O governo de São Tomé e Príncipe nomeou Juvenal Vaz da Conceição Rodrigues e Teotónio Ponte de Menezes para os cargos de diretores da Televisão São-tomense (TVS) e Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe (RNSTP), respetivamente.

O primeiro-ministro Gabriel Costa exonera das suas funções, Maximino Carlos, nomeado em comissão de serviço em fevereiro de 2006 para o cargo de diretor da rádio nacional e dá por finda a missão de uma comissão provisória que havia sido criada pelo ex-primeiro ministro, Patrice Trovoada para gerir a TVS.

Gabriel Costa justifica a medida com a necessidade de "garantir o regular funcionamento" destes dois órgãos estatais da comunicação social.

MYB // GC.

Governo são-tomense vai decidir, em breve, projeto de porto de águas profundas

03 de Fevereiro de 2013, 17:51

São Tomé 03 Fev. (Lusa) - O governo são-tomense vai tomar, brevemente, uma decisão sobre o projeto de construção de porto de aguas profundas, disse hoje o primeiro-ministro Gabriel Costa.

"Vamos desencadear todo um trabalho no sentido de entrarmos em contacto com a Terminal Link e com outros operadores, para sabermos em que pé estão os dossiers e, sobretudo, encontrar um rumo, tomar uma melhor decisão para o nosso país, respeitando, como é obvio, os acordos que foram celebrados", disse o chefe do governo são-tomense.

Gabriel Costa, que falava à margem das comemorações das atividades alusivas ao 03 de Fevereiro, Dia dos Mártires da Liberdade, considera a construção do porto em águas profundas "um projeto estruturante para o desenvolvimento" do arquipélago, que é necessário retomar.

"É um projeto de desenvolvimento de São Tomé e Príncipe, um projeto que já vem de algum tempo, que está em marcha; infelizmente há muitas coisas que nós ainda não sabemos porque não nos passaram [o governo cessante] os dossiers", explicou o governante são-tomense.

O projeto de construção do porto em águas profundas está avaliado em mais de 500 milhões de dólares norte-americanos, foi projetado para ser construído na zona de Fernão Dias, 17 quilómetros a norte da capital, e o principal operador é o consórcio francês Terminal Link.

As obras deveriam ter arrancado há mais de cinco anos, com uma perspetiva de emprego para mil trabalhadores, em mão-de-obra direta, e outros dois mil, indiretos.

MYB // MAG.

Sem comentários:

Mais lidas da semana