terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cabo Verde: BANDA “SPLASH” NA FRENTE, 150 MIL EUROS DA CEDEAO PARA PONTE




Banda "Splash" com sete nomeações entre os 35 artistas para 21 categorias do Cabo Verde Music Awards

21 de Janeiro de 2013, 13:41

Cidade da Praia, 21 jan (Lusa) - A organização da III Edição do Cabo Verde Music Awards anunciou hoje os 35 nomeados para as 21 categorias que estarão em liça, em que o destaque vai para a banda Splash, que surge com sete escolhas.

Com o voto popular a ser preponderante em apenas quatro categorias - melhores Música do Ano, Artista em Palco, Banda ao Vivo e DJ -, os resultados do CVMA serão anunciados na tradicional gala, que este ano deixa a Assembleia Nacional (AN) e desloca-se para o Estádio da Várzea, na Cidade da Praia, a 09 de março.

Em declarações à agência Lusa, Soraia de Deus, da organização do CVMA, indicou que o Prémio Carreira, da escolha do júri, vai este ano para Zeca di Nha Reinalda, que sucede a Cesária Évora (2011) e Bana (2012).

Além dos Splash, em que duas das sete nomeações estão na mesma categoria (Melhor Funaná), Carmen Souza, Boss AC, Batchart e Vasco Martins foram escolhidos por um júri, liderado por Lúcia Cardoso, responsável pelo Núcleo de Música da Universidade de Cabo Verde (UNI/CV), para quatro categorias.

Com três nomeações estão Nancy Vieira, Michel Montrond e Dani Santoz, à frente de Dani d'Santiago, Suzana Lubrano, Bau e Hernâni Almeida, todos com dois.

Com uma nomeação foram escolhidos os restantes 24 artistas: Kidy, Nos Bandera, 2 Much, Solange Cesarovna, Expavi, Celso OPP, Grace Évora, Tó Semedo, Laise Sanches, Djodje, Lura, Vlu, Cordas do Sol, Ferro Gaita, Nelson Freitas e Djeff Afrozila.

Para a categoria de Melhor DJ, o júri escolheu Elmer Lopes, DJ Lefty e DJ Leno, enquanto para a de Melhor Animador nomeou Adelvino da Graça (Rádio Comunitária do Paul, Santo Antão), Adilson Ramos (Rádio de Cabo Verde - RCV) e Indira Araújo (RCV Mais).

As 21 categorias passam pelos melhores Funaná, Batuku/Kola Sanjon, Cabo Zouk/Cabo Love, Morna, Coladera, Rap/HipHop, Rock/R&B/House, Música do Ano, Voz Masculina, Voz Feminina, Artista Revelação, Artista em Palco, Banda ao Vivo, Álbum Eletrónico, Álbum Acústico, Videoclip, Produtor Musical, Instrumentista, Compositor, DJ e Animador de Rádio.

Como 22.ª categoria, o júri atribuirá, em breve, o prémio ao artista que mais contribuiu para questões sociais e de apoio aos mais desfavorecidos.

JSD // VM.

CEDEAO oferece 150 mil euros para apoiar reconstrução de ponte em Cabo Verde

21 de Janeiro de 2013, 12:01

Cidade da Praia, 21 jan (Lusa) - A Comissão da CEDEAO entregou hoje na Cidade da Praia um cheque de 190 mil dólares (cerca de 150 mil euros) para apoiar as obras de reconstrução de uma ponte destruída pelo mau tempo na ilha da Boavista.

A entrega do donativo foi feita pela comissária para o Desenvolvimento Humano e Género da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a senegalesa Adrienne Diop, no quadro da visita de menos de 24 horas a Cabo Verde e que hoje termina.

A visita de Diop devia coincidir com a presença em Cabo Verde do presidente da Comissão da CEDEAO, Kadré Désiré Ouedraogo, deslocação que foi cancelada devido à evolução do conflito militar no Mali, segundo fonte oficial disse à agência Lusa.

O cheque foi entregue ao secretário de Estado dos Recursos Marinhos cabo-verdiano, Adalberto Vieira, na presença do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, José Luís Rocha.

A ponte, que liga o norte ao sul da ilha da Boavista, foi destruída na sequência do mau tempo registado no arquipélago em fins de setembro, em que a fúria das águas provocou também a morte a dois cidadãos guineenses, cujos corpos nunca foram encontrados.
O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros não indicou uma data para a conclusão das obras.

JSD // MLL.

Sem comentários:

Mais lidas da semana