quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Moçambique: CATÁSTROFE NATURAL JÁ ATINGIU CHÓKWÉ





- Rede eléctrica cortada, famílias sitiadas e comércio paralisado é o cenário que se vivia nesta quarta-feira

- Durante as próximas horas a cidade de Xai-xai poderá também estar debaixo das águas. O distrito de Chókwé, na província de Gaza, está a ser severamente fustigada pela chuva que cai desde o início do ano paira ameaça de inundação total ao longo desta quinta-feira, indicam informações disponibilizadas por fontes locais.

Um dia após o Instituto Nacional de Gestão das Calamidades (INGC) ter activado o alerta vermelho para as zonas sul e centro do país, todas as previsões estão confirmadas para o distrito de Chókwé, que já entrou numa fase descrita como caótica.

Segundo Fernando Macamo, magistrado afecto naquele ponto país, o distrito está numa situação de extrema emergência, porque as águas já atingem uma altura aproximada de dois metros de altura em alguns pontos, nomeadamente, a vila de caniçado.

“ A minha residência foi engolida pelas águas, todos os meus bens estão submersos e para escapar desta situação alojei-me no terraço do hotel Limpopo, que devido a esta situação está a registar muita demanda,” disse Macamo, em entrevista telefónica a nossa reportagem.

A nossa fonte avançou que o distrito necessita de uma intervenção urgente, porque há muitas famílias que abandonaram suas residências  e por falta de alternativa foram - se instalar debaixo  da ponte do rio Limpopo e outras procuraram abrigo nos terraços de alguns prédios existentes no distritos, nos tectos das casas e ainda nas árvores.

O Magistrado disse que o governo apelou as populações para abandonarem as suas residências e procurarem zonas mais seguras, e a mensagem foi acatada mas não há locais para alojamento e por isso o grito de Socorro é maior.

De acordo com Macamo, ninguém sabe o que lhe reserve  para esta quinta-feira, dado que o distrito está ás escuras, o comércio  e o resto das actividades estão paralisadas.

Em consequência destas inundações duas pessoas já perderam a vida.

Paralelamente a Chokwè, o alerta está hoje máximo para a cidade de Xa-Xai, que se prevê que seja também assolada pelas enxurradas durante as próximas horas. (Argunaldo Nhampossa)

Sem comentários:

Mais lidas da semana