quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Timor-Leste: EX-MINISTRA DA JUSTIÇA FOI PRESA - E TODOS OS OUTROS PELO QUE ESPERAM?




António Veríssimo

Em Timor-Leste foi presa Lúcia Lobato, ex-ministra da Justiça do governo de Xanana Gusmão. Governo que veio insistentemente sendo acusado pela opinião pública de irregularidades no país reconhecidas por KKN (corrupção, conluio e nepotismo). Tendo mesmo um vice-ministro sido afastado por pressões depois de fazer fartas declarações sobre o referido KKN que assolava a administração timorense. De seu nome Mário Carrascalão, dirigente do partido PSD que se aliara ao partido de Xanana (CNRT), junto com o PD e formaram a AMP (Aliança de Maioria Parlamentar).

Ás acusações de Mário Carrascalão e da oposição – principalmente a FRETILIN – Xanana, então primeiro-ministro, ficou sempre cego, surdo e mudo. Tendo mesmo sido constatado que ele próprio assinara ao arrepio da lei despacho que favorecia uma empresa da filha num negócio de arroz. Tudo isso foi algo que caiu no esquecimento, enquanto o PM governava em navegação à vista com negociatas dos seus mais próximos que hoje usufruem de vivências opulentas sem que se compreenda bem se tudo que possuem e exibem (ou não) lhes caiu do céu. Oficialmente deduz-se que  apesar de tanto “barulho” crimes não existem. Enriqueceram por obra e graça do Espírito Santo. Porque trabalharam para isso, conclui-se, se recordarmos que não há ricaço que não atire com a frase de que o que tem “foi conseguido com muito trabalho e imensos sacrifícios”… Trivial na democracia de balelas que há por todo o mundo e também em Timor-Leste.

Foi no tempo do governo AMP que Lúcia Lobato começou a ser acusada disto e daquilo por tudo quanto era sítio. Na época Xanana fez ouvidos de mercador sendo perceptível que a apoiava e não dava crédito às vozes da oposição nem dos “ingratos que estavam no governo a corroer a coligação partidária” - como era o caso de Mário Carrascalão, vice-ministro e do PSD. Também Lúcia Lobato era dirigente do PSD mas mais próxima de Xanana do que do seu próprio partido.

Outro ministro daquele governo AMP que era do PSD foi Zacarias da Costa, então Ministro dos Negócios Estrangeiros. Ficou em registo histórico que Xanana Gusmão enquanto PM daquele governo xingou publicamente Zacarias da Costa e muito fez para o levar ao descrédito que ele não merecia. O ataque era ao PSD. Não era nada pessoal mas sim uma questão política devidamente delineada. Interessava esvaziar da sua importância no espectro político partidário o PSD. Daí o ataque ao seu dirigente histórico e no ativo Mário Carrascalão e Zacarias da Costa – que era uma figura proeminente e capacitada. Lúcia ficava em reserva, como ficou e proporcionou ao xananismo colher os frutos da sua estratégia. “Secar” o PSD. Tal facto veio a constatar-se nestas últimas eleições. A própria Lúcia Lobato, em pleno período pré-eleitoral e eleitoral, caiu estratégicamente nas malhas da justiça e num processo desgastante foi condenada. Escusado será dizer que o PSD “secou” de tal forma que é agora um partido moribundo que viu os seus dirigentes serem estrangulados politicamente por Xanana Gusmão e seus afetos. Em contrapartida, nas eleições que deram lugar ao atual governo, se o PSD definhou, o partido da Xanana (CNRT) cresceu. E cresceu o partido do aliado incondicional de Xanana, La Sama Araújo do Partido Democrático (PD), e até houve votos para o novo partido do atual Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Luís Guterres, um cavalo de Tróia de Xanana na FRETILIN, que se constituiu dissidente do histórico partido dirigido por Mari Alkatiri e formou a Fretilin Mudança (que depois optou por outra definição semelhante) e hoje é parte integrante do atual governo de Xanana Gusmão porque acabou por receber umas sobras de votos nestas últimas eleições. Portanto também aquele partido “delfim” beneficiou com a “morte” do PSD. À FRETILIN nada retirou de valores nas urnas de voto. FRETILIN que ainda hoje continua a ser o partido maioritário e da oposição depois do golpe de Estado de 2006.

Tudo isto foi e é política desenhada por Xanana e pelos seus estrategas. Como dizem que acontece com os eucaliptos também Xanana Gusmão “seca” o que está à sua volta quando quer e lhe convém. Foi o que aconteceu ao PSD. Lúcia não se mudou, não abandonou o PSD, não aderiu ao CNRT… Xanana deu-lhe corda para se enforcar. E ela foi. E ela “embarcou”. Tal “embarque” conduziu-a ontem mesmo à prisão de Gleno. Conduziu o partido a que pertence (PSD) ao descrédito dos eleitores, enquanto que outros que cometeram e cometem ilegalidades se pavoneiam entre as suas opulências numa mostra velhaca e impune, passando ao lado da fome e da miséria que cabe a cerca de 80% da população timorense.

Não se pretenda que Lúcia Lobato é uma vítima e que não cometeu irregularidades e ilegalidades. Justamente está na prisão e até devia ali entrar muito mais cedo e não nos “timings” política e partidariamente oportunos, como aconteceu. Mas, e os outros que têm vindo a ser apontados de enriquecimentos ilícitos e que o demonstram ao exibirem-se? Só Lúcia Lobato e um funcionário do seu ministério foram condenados por que razão? Lúcia Lobato é de facto vítima mas só de uma estratégia política que ela não vislumbrou por estar tão ofuscada pela sensação de impunidade que grassava e grassa pelos então seus pares da elite política. Cinco anos de prisão para Lúcia Lobato… E os outros? Vão ficar impunes? Quem? Quais? Os que se pavoneiam com "grande vidas” sem que se perceba como tal é possível. A Justiça vai investigar? Talvez, se convier àquilo e àqueles que Lúcia Lobato definiu ainda há poucos dias por máfia.

A Justiça timorense também faz parte da máfia? Está a agir com “alavancas” políticas? Essa resposta encontramo-la, por exemplo, no julgamento que teve origem no processo judicial referente aos acontecimentos de 11 de Fevereiro de 2008, que englobava a tentativa de assassinato de Ramos Horta e o assassinato do major Reinado – aliado de Xanana no golpe de Estado de 2006 mas depois seu dissidente. Também um homem – Leopoldino Exposto - da confiança de Reinado foi assassinado à queima-roupa junto com o major. Tudo no jardim da casa de Ramos Horta, em Díli. Segundo peritos as provas apontavam para a exução de ambos. Mas o Tribunal Distrital de Díli disso não quis saber.

A máfia? A qual delas se refere Lúcia? Àquela de que fez parte? Pois então que fale disso. Que diga com transparência o que sabe, se não tem amor à sua vida e à de alguns dos seus familiares. Os Lobatos, no país, serão uma das famílias que pode contar com mais elementos assassinados como quem não quer a coisa. Os Lobatos estão na génese da independência de Timor-Leste, ainda Alexandre Gusmão (Xanana) era nada, era do colonialismo um assimilado como a sua família, um imberbe que calcorreava as farras naturais da adolescência sem questionar o colonialismo português. Política não era com ele… E agora é o Senhor de Timor-Leste, o “pai” da nação, como dizem. Importante é, mas teriam tudo a ganhar se não lhe pusessem pés-de-barro que um dia se podem quebrar. Disso não terá culpas. As pessoas, os povos, não sabem viver sem líderes nem sem inventarem heróis. Errare humanum est. Tudo é política. E Xanana é um grande animal político. Faça-se-lhe justiça. Timor-Leste deve-lhe muito mas a verdade é que ele e seus correlegionários afetos fazem pagar-se muito bem. É a política de braço dado com o capital, ou vice-versa. Corrupção. O resultado é esta balela de democracia globalmente salpicada pelo planeta. Timor-Leste não podia ser diferente, exceto no excesso de pobreza e de carenciados. Sobre isso a máfia e Xanana podiam fazer algo de bom, se quisessem. Deviam fazer daquele país uma terra diak liu (boa) porque riqueza para isso não falta enquanto existir o petróleo e gás natural com que a natureza presenteou o país. Riquezas arredadas do povo e só usufruto de alguns. É isso que tem de mudar. A ex-ministra Lúcia Lobato foi presa - e todos os outros não? Pelo que esperam?

Correção: A FRETILIN não foi o partido mais votado mas sim o CNRT de Gusmão. No entanto a FRETILIN manteve os votos da eleição anterior. Aliás, subiu ligeiramente.

* Publicado no TLN, mais noticiário sobre Timor-Leste, Ásia e Oceânia em TIMOR LOROSAE NAÇÃO

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi presa por contratar com as prisões no fornecimento de fardas para os guardas prisionais. Agora ela vai lá para ver se as fardas calham bem nestes guardas.

Anónimo disse...

Parece Humor Negro mas é verdade. Ela agora que medite. Mas podem acreditar que não vai lá ficar na prisão mais de um ano. Podem crer. As forças do "perdão" já se movimentam. Máfia é máfia.

Maubere Tilman

Anónimo disse...

Quem vai a seguir? Asamani ou Emília?

Mais lidas da semana