domingo, 24 de março de 2013

Barco com cerca de duas toneladas de cocaína apreendido perto de Cabo Verde




A Semana (cv)

O Director geral da Polícia Espanhola, Ignacio Cosidó, anunciou que uma embarcação com quase duas toneladas de cocaína foi apreendida no Oceano Atlântico, a caminho do norte de Portugal ou da Galiza, numa operação conjunta das autoridades de Espanha, Portugal e Inglaterra, que conduziu à detenção de nove suspeitos de tráfico de droga.

O navio foi abordado a cerca de 700 milhas náuticas a Sudoeste do arquipélago de Cabo Verde na madrugada do passado dia 15 de Março. Entre os agentes policiais que participaram da operação estavam profissionais da Agência de Crime Organizado Sério britânica.

Os agentes apreenderam cocaína e uma grande quantia em dinheiro (cerca de 200.000 dólares), disse Ignacio. Segundo o responsável, a cocaína tinha como destino o norte de Portugal ou a Galiza, para ser vendida em Espanha e em outros países da Europa.

Na operação foram presos cinco tripulantes do navio, sendo quatro brasileiros e um coreano. Entretanto, no dia seguinte foram detidos mais quatro supostos traficantes, entre eles o líder da quadrilha, que seria venezuelano na cidade do Porto, Norte de Portugal.

A operação denominada “Penajara” iniciou-se em Portugal, onde especialistas na luta contra o narcotráfico dos três países identificaram a presença de vários traficantes na cidade do Porto, com o objectivo de planear o transporte, por via marítima, de uma significativa quantidade de drogas.

CD/ com agências

Sem comentários:

Mais lidas da semana