domingo, 24 de março de 2013

PONTAPÉ DE SAÍDA




Fernanda Mestrinho – Jornal i, opinião

Pilotada pelos mercados e (ir)responsáveis, a Europa virou a nave dos loucos. Para Chipre, a receita dos iluminados ministros das Finanças (incluindo o nosso) foi abocanhar os depósitos bancários. Estalou a bronca e todos querem sacudir a água do capote.

O parlamento de Chipre recusou, logo não é um “país de programa”, expressão utilizada por Vítor Gaspar, como se as nações virassem agora, “meninas de programa”. Poupem-me…

O Memorando da troika, diz o governo, parece ter sido mal desenhado. Mas não o assinaram e adoravam? Vamos lá ter maneiras.

Passos Coelho defende que os funcionários públicos podem rescindir o contrato porque é uma grande oportunidade. Já o era a emigração para os desempregados. E que tal um bocadinho de bom senso?

Oportunidade para o governo seria o Tribunal Constitucional rejeitar o “assalto” aos bolsos dos portugueses. Aumentava o consumo e fazia mexer a economia. Passos Coelho devia agradecer.

Belmiro de Azevedo quer salários baixos e diz que as manifs são um divertimento para os desempregados. Faltava-nos este. Há muito que voltei às lojas do meu bairro.

Há vozes lúcidas. Jean- Claude Junker, primeiro-ministro do Luxemburgo que recusou abandonar o seu povo e permitiu a ida de Durão Barroso para presidente da Comissão, tem lançado alguns avisos: “os demónios da guerra estão apenas a dormir”, e alertou para a possibilidade de uma “revolução social”. Oiçam-no…

Jornalista/advogada - Escreve ao sábado

Sem comentários:

Mais lidas da semana