quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Portugal: ÂNGELO CORREIA RECUSA IMPOSTO ESPECIAL PARA MAIS RICOS





O antigo ministro do PSD Ângelo Correia recusou um imposto especial para os mais ricos, lembrando que as taxas progressivas já penalizam aqueles que têm maiores rendimentos.

Num jantar-conferência na Universidade de Verão do PSD, esta quarta-feira à noite em Castelo de Vide, Ângelo Correia defendeu a acção do Governo, considerando que se vêm aí mais impostos é porque eles são precisos.

«Tudo aquilo que infelizmente tenha de ser necessário, por virtude do desconhecimento que o Estado português e o Parlamento tinham em Junho de algumas circunstâncias financeiras mais imperecíveis que existiam e que decorreram do Governo anterior e que não eram conhecidas, neste momento, infelizmente, é justificável», disse.

É o preço a pagar para cumprir o défice previsto, sublinhou, acrescentando: «É aborrecido para todos nós, eu já pago muito, todos nós portugueses já pagamos muito, é triste, mas infelizmente é necessário».

Já pôr os ricos a pagar a crise é outra conversa, até porque, no entender de Ângelo Correia, quem tem mais já contribui na devida proporção.

«Quando as taxas progressivas de impostos são aplicadas a quem ganha mais, eles já estão a pagar muito mais. Quando ao IMI é aplicada uma majoração é a quem tem casa, em princípio ricos e classe média, ou seja, toda a tributação que existe em Portugal já penaliza mais os ricos do que os pobres», sustentou.

Estas declarações foram proferidas aos jornalistas à margem da aula que deu, em que os microfones ficaram desligados.

De saída, questionado sobre a situação financeira da Madeira, o social-democrata disse entender que o problema será resolvido somando responsabilidades da região autónoma à solidariedade do continente.

Ler também:

Sem comentários:

Mais lidas da semana