quinta-feira, 22 de março de 2012

Brasil: Senado debate vazamento de petróleo na Bacia de Campos




Representantes da empresa Chevron prestam esclarecimentos hoje (22) à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado sobre derramamento de óleo na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia contra 17 envolvidos no caso. Eles responderão por crime ambiental e dano ao patrimônio público. O presidente da petrolífera no Brasil, George Buck, e mais três funcionários também são acusados de omissão, apresentação de plano de emergência enganoso e falsidade ideológica. Eles teriam alterado documentos apresentados a autoridades públicas.

Por determinação da 4ª Vara Federal Criminal no Rio de Janeiro, os executivos estão proibidos de sair do país sem autorização judicial. A decisão foi tomada após pedido do procurador da República Eduardo Santos de Oliveira. De acordo com informações do MPF, o documento sugere que a Justiça determine o sequestro dos bens dos denunciados. Além disso, solicita o pagamento de fiança de 1 milhão de reais para cada pessoa e de 10 milhões de reais para cada empresa.

O derramamento de petróleo afetou o ecossistema marítimo e causou impactos às atividades econômicas no Norte Fluminense. Leonardo Mosquito, da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), lamenta o fim no monopólio estatal da exploração do recurso natural. Ele, que é morador de Macaé, cidade do Norte Fluminense, relaciona o recente destrate ao atual modelo de desenvolvimento no país, caracterizado por ele como predatório.

Na semana passada, foram detectadas falhas graves em equipamentos, o que demonstrou a precariedade das condições em que a Chevron promovia a exploração de petróleo. A ANP constatou cinco pontos de vazamento por uma fissura de 800 metros de extensão no fundo do mar.

Ainda em novembro de 2011, a petrolífera derramou quase 2 mil e 500 barris de óleo no mar. A audiência no Senado também quer saber a posição da ANP, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do MPF e da Polícia Federal sobre os dois desastres ambientais envolvendo a Chevron na Baia de Campos. (pulsar)

Audios disponíveis:
Leonardo Mosquito fala sobre a percepção da população sobre o desastre ambiental. - 30 seg. (486 KB) arquivo mp3

Ele acredita que a volta do monopólio estatal da exploração do óleo diminuiria riscos ambientais. - 34 seg. (498 KB) arquivo mp3

O militante da FNP critica a ANP e a política de desenvolvimento do país. - 35 seg. (563 KB) arquivo mp3

Sem comentários:

Mais lidas da semana