terça-feira, 1 de maio de 2012

Guiné-Bissau: Militares e políticos em reuniões contínuas ao longo do dia


FP - Lusa

Bissau, 01 mai (Lusa) - O Comando Militar que tomou o poder na Guiné-Bissau, partidos e entidades religiosas e civis participaram ao longo do dia de hoje em reuniões quase contínuas, para tentar encontrar uma saída para a crise que o país atravessa.

Ao longo do dia as reuniões realizaram-se quer na Curia, tendo o bispo de Bissau, D. José Camnaté, como anfitrião, quer no Clube Militar das Forças Armadas, sem no entanto, até à noite, se ter chegado a qualquer entendimento.

Às 20:00 (21:00 em Portugal) as reuniões continuavam, constatou a Lusa, devendo ser produzido um comunicado na manhã de quarta-feira, segundo uma fonte partidária ouvida pela Lusa.

Partidos e militares querem chegar a um consenso sobre quem vai ser o próximo Presidente da República interino e apresentar uma solução para o país numa reunião em Dacar marcada para quinta-feira, que vai juntar sete chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Benim, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Equatorial, Senegal, Togo e Nigéria formam o grupo de contacto designado pela CEDEAO para resolver a crise política na Guiné-Bissau decorrente do golpe de Estado de 12 de abril.

Depois de não ter sido obtido consenso numa reunião na Gâmbia, no passado fim de semana, a CEDEAO impôs sanções à Guiné-Bissau e admitiu mesmo o uso da força para instaurar a legalidade democrática.

O Comando Militar e partidos no entanto já disseram acreditar que os guineenses saberão encontrar uma solução para o país.

Sem comentários:

Mais lidas da semana