terça-feira, 1 de maio de 2012

Ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste nos Açores, onde estudou há 35 anos



FR - Lusa

Ponta Delgada, 01 mai (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Zacarias da Costa, iniciou hoje uma visita de três dias aos Açores, num regresso ao arquipélago que ocorre 35 anos depois de ter estudado durante dois anos na ilha do Pico.

"Queria passar pelos Açores para homenagear as pessoas que me trouxeram para cá, mas também o povo açoriano, pela ligação histórica e afetiva com Timor-Leste", afirmou o chefe da diplomacia timorense em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada.

Zacarias da Costa, que falava no final de uma audiência com o secretário regional da Presidência, André Bradford, recordou que integrava um grupo de sete jovens timorenses que foi levado para o Pico pelo padre José Brum, que esteve muitos anos em Timor-Leste a dirigir um colégio religioso.

Depois de S. Miguel, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste segue para o Pico, deslocando-se depois para o Faial.

Nas declarações que prestou aos jornalistas, o ministro timorense recordou, entre outros exemplos, que o primeiro bispo de Timor foi um açoriano para apontar que "muita coisa liga os Açores" ao seu país.

"Estamos profundamente gratos e queremos aprofundar esta relação histórica", afirmou Zacarias da Costa, acrescentando que o encontro com André Bradford também permitiu "identificar áreas de cooperação futura", entre as quais se destacam as que estão relacionadas com o mar.

"O mar é um tema comum, é algo que nos liga, mas não temos a experiência que os Açores têm nesta área", afirmou, indicando também a agropecuária como uma setor onde os Açores e Timor-Leste podem cooperar.

Por seu lado, André Bradford, que substituiu o presidente do Governo dos Açores, Carlos César, devido a um impedimento de última hora, frisou que a ligação histórica que existe entre os Açores e Timor-Leste "não é interesseira, mas resulta de um percurso de proximidade".

Ao nível da cooperação bilateral, além do mar, que é uma área em que os Açores "têm a certeza de que podem ser úteis a Timor-Leste", André Bradford afirmou o "interesse" açoriano em colaborar na área da formação profissional dos jovens timorenses.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Zacarias,

Em Timor estão a chegar refugiados de barco, não esqueça o modo como esse povo bom o acolheu aí no Pico.
Dê ordens para que os refugiados sejam acolhidos da mesma maneira aqui em Timor.
Timor prova aos Aussies que os Timorenses são melhores que eles, tratam os Boat People de maneira condigna.
Timor não precisa de construir centros de detenção para os Boat People, como sugestão da Austrália.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Gostariamos de saber que curso que o senhor Ministro tirou lá. Padre não foi!

Mais lidas da semana