terça-feira, 1 de maio de 2012

Moçambique: Central sindical exige aumentos salariais indexados à inflação



Emanuel Novais Pereira - Agência Lusa

Maputo, 01 mai (Lusa) - Aumentos salariais indexados ao valor da inflação é a principal exigência da maior central sindical moçambicana, que espera reunir hoje nas ruas do país pelo menos 160 mil pessoas em celebração do Dia Internacional dos Trabalhadores.

"Os salários são bastante baixos e o nível de vida bastante alto. Os trabalhadores não conseguiram recuperar aquilo que o seu poder de compra perdeu com a inflação", disse à Agência Lusa Alexandre Munguambe, secretário-geral da Organização dos Trabalhadores Moçambicanos - Central Sindical (OTM - CS).

O Governo moçambicano aumentou, recentemente, as tabelas do salário mínimo do país, que variam de acordo com o sector de trabalho, mas, segundo a OTM-CS, a revisão é desadequada à realidade social dos trabalhadores moçambicanos.

"Alguns sectores não chegaram a atingir aquilo que foi a inflação verificada no ano passado. O atual salário mínimo não chega a cobrir metade das despesas de uma família e isso é muito preocupante para os sindicatos", avaliou o secretário-geral.

Munguambe mostrou-se também "preocupado" com a proposta de Lei de Sindicalização na Função Pública, que o Governo moçambicano enviou recentemente para aprovação da Assembleia da República, devido às suas "restrições".

"Gostaríamos de ver as restrições impostas no projeto-lei diminuídas, porque há muitos funcionários públicos que vão ficar de fora", disse.

Em Maputo, no habitual desfile que assinala o 1.º de maio, a OTM - CS espera receber hoje cerca de 35 mil pessoas, que se irão reunir simbolicamente na Praça dos Trabalhadores da capital moçambicana.

"A nível nacional, as estatísticas dos últimos três anos, apontam para 160 mil participantes sob o controlo da OTM -CS", acrescentou Muguambe.

Este ano, a OTM - CS tem como slogan principal no 1.º de Maio: "O trabalho digno, o salário justo, a paz e a justiça social".

Sem comentários:

Mais lidas da semana